Mônica Parreira
Goiânia - A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) terá maestro internacional para a temporada 2014. A novidade chegou em primeira mão pela superintendente Ana Elisa Santos, que visitou a sede do jornal A Redação, nesta quinta-feira (10/10), e anunciou que o inglês Neil Thomson vai assumir o cargo de regente titular e diretor artístico da orquestra no ano que vem.
"Ele vem para somar no trabalho dos regentes locais, assumindo o comando da orquestra e elaborando toda a temporada de concertos do ano que vem, que inclusive já está pronta", disse Ana Elisa, que garante a divulgação da agenda no mês de dezembro.
O anúncio oficial do novo regente titular ao público será na próxima quinta-feira (17/10), quando o próprio Neil Thomson estará em Goiânia, ao lado da pianista Ancuza Aprodu, para a apresentação de "Obras de Schumann e Beethoven", que ocorre às 20h30, no Teatro Goiânia. Esta será a terceira vez que o inglês se apresenta como maestro convidado da OFG.
A chegada do novo regente coincide com o projeto de ampliação que a Filarmônica atravessa. "A instituição sente necessidade da inserção no cenário internacional de música erudita. Estamos recebendo um artista com grande experiência, dono de concertos regidos em vários lugares do mundo e que sabe tratar de uma orquestra em formação, que é o nosso caso", analisa a superintendente. "Ele foi o nome mais indicado, teve apoio dos músicos e consentimento da diretoria executiva", completa.
Atualmente morando em Paris, Neil Thomson deve reger de oito a dez concertos em 2014 pela Orquestra Filarmônica de Goiás. "Uma vez por mês ele estará aqui e no restante do tempo estará regendo suas orquestras pelo mundo afora. É uma agenda bem apertada, mas ficamos muito feliz por ter aceito o nosso convite", diz Ana Elisa.
Superintendente da OFG, Ana Elisa Santos anuncia chegada de
Neil Thomson para Temporada 2014 (Foto: A Redação)
Carreira
O britânico Neil Thomson é um dos mais respeitados regentes de sua geração e já estudou com Norman Del Mar no Royal College of Music de Londres. Depois, esteve na Academia de Tanglewood, com Leonard Bernstein e Kurt Sanderling.
O novo regente titular da OFG já regeu a London Symphony Orchestra, a Philharmonia, a English Northern Philharmonia, a Royal Philharmonic Concert Orchestra e a London Concert Orchestra. De 1992 a 2006, Neil Thomson foi professor de Regência no Royal College of Music e foi o mais jovem professor a ocupar a posição.
Recebeu, em 1994, o título de Membro Honorário do Royal College of Music, por seus serviços na instituição e estabeleceu uma notável reputação como orchestra trainee.
Suas habilidades e capacidade de comunicação realçaram a crescente reputação como professor em toda a Europa. Foi convidado para master classes em Vilnius, Lituânia e também foi professor convidado no Mozarteum, Salzburgo; e no Conservatório Arrigo Boito, em Parma.
Em 2002, foi convidado por Lorin Maazel para ser um dos membros do júri, nas fases europeias do Maazel Conducting Competition e, em 2007, esteve no jurado do Eduardo Mata International Conducting Competition, na Cidade do México.