Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Exposição CowParade

Vaquinhas invadem as ruas de Goiânia

50 vacas são customizadas | 13.03.12 - 22:58 Vaquinhas invadem as ruas  de Goiânia Artista abre e escultura e monta verdadeira cozinha em escultura batizada de Cowzinha (Fotos: Fábio Lima)
Marina Morena

Cowzinha, Cowrespondência e Vaca Amarela Pulou a Janela. Estes são alguns nomes dados às obras de arte da edição goiana da maior e mundialmente conhecida exposição de rua CowParade. As obras finalizadas dos 50 artistas foram apresentadas ao público na noite desta terça-feira (13/3), em coquetel no shopping Flamboyant. Os artistas foram selecionados por uma comissão da Secretaria Municipal de Cultura, em setembro do ano passado, e terão as vacas customizadas expostas em diversos pontos estratégicos da capital, como parques, avenidas e praças.

Bezerros
A principal objetivo da exposição é promover a responsabilidade social. Além das tradicionais vacas, mais 10 bezerros (mini-esculturas) foram pintados por  alunos da rede municipal de ensino. Todas as esculturas serão arrematadas em leilões beneficentes, com a renda revertida para obras sociais. Desde que chegou ao Brasil, em 2005, o projeto já arrecadou quase R$ 4 milhões para ações de responsabilidade social no país.


Mini-vacas produzidas por alunos das escolas municipais de Goiânia

Segundo o artista plástico Marcos Naves, que batizou sua criação de Narcisa, o projeto aproxima a sociedade da arte, já que é uma exposição a céu aberto, ao contrário dos museus tradicionais. Narcisa é uma contemplação de uma vaca futurista, vinda de outro planeta, sobre a natureza e de si própria. “Estes círculos debaixo dos pés representam a água em que ela está pisando. Com a cabeça curva ela se vê no espelho d’água e se contempla, por isso o nome de Narcisa. Durante a noite, ela emite luz, assim como as estrelas. A luz das estrelas é captada pelas antenas parabólicas dos chifres”, explica Naves sobre a obra de arte produzida.


Marcos Naves aoresenta a brilhante vaca Narcisa, vinda de outro planeta

Outro artista que teve a oportunidade de expressar a linguagem artística em um modelo foi Sandro Torres. O goiano é ator, trabalha com multimídia e se diz lisongeado em poder participar do projeto. “Fiz um trocadilho do expressão “lar doce lar” com “cow sweet cow” (vaca, doce vaca) para mostrar o sentimento que este animal é capaz de transmitir para as pessoas. Eu quis converter, plasticamente, a ternura, a afetividade e a emoção que um animal como a vaca pode passar para quem a vê”, explica Torres.


Sandro Torres quis projetar o carinho que uma vaca é capaz de transmitir

O prefeito Paulo Garcia também esteve no evento para prestigiar as obras de arte. Ele declarou que a manifestação é de suma importância para estimular a cultura na cidade. “Tem pessoas que percorrem o mundo todo atrás da CowParade. Goiânia está tendo o privilégio de ser uma das sedes desta mostra.  É um momento feliz para a cidade”, discursou.


Prefeito Paulo Garcia prestigia o coquetel da mostra, no shopping Flamboyant

O projeto
Nascido na Suíça, o Circuito das Vacas é uma exposição de arte que roda o mundo há 11 anos. São esculturas de vacas que sofrem a intervenção de artistas locais, escolhidos por representantes do projeto. O objetivo é valorizar a arte, embelezar o local, proporcionar entretenimento e democratizar a cultura.

A mostra já esteve em várias cidades do mundo todo. Em terras brasileiras, São Paulo (2005), Curitiba, Belo Horizonte (ambas em 2006), Rio de Janeiro (2007) e Porto Alegre (2010) foram "pastos" para as divertidas esculturas. Ao todo, mais de 150 milhões de pessoas puderam apreciá-las. Além disso, foram produzidas 230 versões miniaturas das vaquinhas em tiragens limitadas e numeradas. De seis em seis meses são editadas novas séries, que são comercializadas no Brasil por diversas lojas de presentes e pelo site Submarino.

Leia mais:
CowParade Goiânia começa em março
Escolas Municipais recebem esculturas para pintura
CowParade altera cronograma
Cowparade divulga lista de artistas selecionados
'Cowparade vai do bebê ao idoso', diz representante
CowParade une cultura, filantropia e turismo goiano


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 25.09.2012 17:21 melchior r. silva

    Temos um empreendimento turistico proximo de Brasilia. Estmos interssados em oferecer espaço para artistas plasticos, para cada qual, fazer sua manifestasçÃO atistica. É muito interessante o projeto das vaquinhas.Gostaria de contato.

  • 31.03.2012 09:47 Euripia carvalho

    Achei a ideia muito interessante, as vaquinhas sao maravilhosas os artistas que as fizeram sao muito inteligentes. PARABENS aos artistas. Euripia de Xinguara PARA BRASIL

  • 28.03.2012 12:20 Filemon Junior

    Enquanto isso.... A educação ta um caus, a saúde acho que nem vale a pena comentar.. E o dinheiro jogado na lata de lixo com vacas.. afff Ninguem intende qual a prioridade desse Pais..

  • 21.03.2012 11:48 Isamara Carvalho

    Maravilhoso o projeto. Gostaria de saber onde estão localizadas para que possamos registrar esse momento cultural de Goiânia.

  • 14.03.2012 07:08 Anônimo

    O projeto seria interessante, não fosse o fato de custar R$ 1 milhão e meio dos recursos do Fundo Municipal de Cultura, que nunca abriu editais para apoiar projetos da sociedade. Absurdo inadmissível que mantém a Secult Goiânia irrelevante e isolada em nossa cena cultural.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351