A Redação
Goiânia - Na história de Goiânia, o aeroporto que virou bairro é hoje uma das mais tradicionais regiões da cidade. A área teve suas primeiras casas construídas em 1955, no entorno da primeira pista de pouso da capital, que já operava desde 1937. Situado entre os bairros Oeste, Campinas e Centro, o Setor Aeroporto é superdotado de infraestrutura de comércio, serviços e possui localização centralizada próximo de vias de acesso importantes, como AV. Tocantins e AV. República do Líbano.
Mesmo se tornando, também, referência em hospitais, clínicas e concessionárias de veículos, o Setor também está entre os lugares preferidos do goianiense para morar. Isso é o que aponta uma pesquisa realizada pela Core Intelligence, empresa com atuação nacional em consultoria de inteligência de mercado. O levantamento foi realizado no final de 2017 com mais de 1.000 goianienses que tinham a intenção de comprar um imóvel para uso residencial nos próximos dois anos. As pessoas ouvidas apontaram que o Setor Aeroporto está entre as cinco regiões que escolheriam para se viver. O bairro teve 10,6% da preferência, ficando atrás apenas do Setor Bueno, que ficou em primeiro lugar com 16,2% dos votos.
De olho nesse potencial, a Terral Incorporadora, Toctao Engenharia e Somos Desenvolvimento Imobiliário se uniram para levar modernização às moradias do bairro, que está há anos sem receber nenhum lançamento. As empresas lançaram recentemente o New Way Aeroporto, edifício que terá 39 pavimentos e será o mais alto da região. A implantação do projeto residencial no bairro recebeu aprovação de 81% dos entrevistados, no levantamento feito pela Core Intelligence.
Entre as vantagens do bairro que foram enumeradas pelos participantes da pesquisa, a facilidade de acesso a outras regiões foi o benefício que recebeu a melhor avaliação: 62% dos entrevistados deram nota máxima para este atributo. O Setor Aeroporto está a um quilômetro do Setor Oeste, a dois quilômetros do Centro, a três de Campinas e a menos de quatro quilômetros do Setor Bueno. “Em cinco minutos, por exemplo, chega-se no Lago das Rosas de carro; em 10, o motorista chega na Praça do Sol; 15 minutos são suficientes para estacionar no Shopping Bougainville ou no Shopping Cerrado”, conta Fernando Razuk, diretor da Somos Desenvolvimento Imobiliário. De acordo com o levantamento de tráfego, a proximidade com o transporte público, infraestrutura e o potencial de valorização são outros fatores que tornam o bairro atraente.
Embora o Setor Aeroporto seja uma região de forte comércio e serviços, principalmente em função de grandes hospitais, clínicas e lojas de automóveis, o bairro é extremamente residencial e charmoso, e traz vários redutos de tranquilidade para a prática de lazer, como a famosa Praça do Avião, Praça Dr. Silvio Gomes de Melo, a Praça Francisca Tita ou ainda a Praça Maria Olinda. O New Way, por exemplo, está sendo construído na Rua 28, próximo ao Colégio Agostiniano, dentro do quadrilátero mais residencial do bairro, entre a Av. Dr. Ismerino S. Carvalho (antiga Avenida Z), as Ruas 6A e 29A e a Avenida Fernando Pires, onde há predomínio de casas e várias charmosas.
Uma ampla e consolidada infraestrutura de serviços também fazem do Setor Aeroporto um dos queridinhos do goianiense para se morar. São escolas, supermercados, padarias, farmácias, restaurantes, tudo isso bem próximo a importantes eixos viários que favorecem a mobilidade, como as Avenidas República do Líbano, Fernando Pires, Independência, entre outras. “O setor vai muito além de sua área comercial. Preserva uma parte mais tranquila e, ao mesmo tempo, oferece avenidas de bom fluxo. Possui escolas tradicionais, como o Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima, e uma rede ampla de serviços”, revela Marcelo Borges, diretor da Terral Incorporadora.
O resultado dessa proximidade entre a moradia, lazer, serviços e comércio é a facilidade para mobilidade no dia a dia, o que possibilidade fazer tudo caminhando ou de bicicleta. Conheça a seguir alguns pontos que fazem do Setor Aeroporto um dos mais aprazíveis para se viver.:
1. Praça do Avião
A Praça Santos Dumont, mais conhecida como Praça do Avião, abrigou o primeiro aeroporto de Goiânia e hoje é um complexo de lazer como poucos na cidade. O espaço reúne quadra de esportes, parque infantil, pista esportiva e de skate, ginástica, praça de alimentação, além de infraestrutura para o lazer contemplativo.
As praças, inclusive, são outra grande referência do Setor Aeroporto. São mais dez espalhadas pelo bairro. Menos extensas que a Praça Santos Dumont, mas não menos charmosas e agradáveis, com muita arborização e estrutura para prática de atividades físicas ao ar livre, ou seja, um bom ponto de encontro da vizinhança.
2. Empórios Casarão e Monte Líbano
O Empório Casarão reúne uma variedade completa de frutas, verduras, temperos, frios, azeites e outros. Ao longo dos anos o mercado se tornou referência de produtos selecionados e exclusivos, com uma gama de itens importados e nacionais de grande procura.
Já o Empório Monte Líbano reserva uma parte para o bar e restaurante de culinária árabe e outra parte para a venda de produtos típicos. Com ambiente familiar, o estabelecimento tem como carro-chefe sua mesa de frios e o espetinho de kafka nos finais de tarde. Bem humorado, o proprietário Maércio Inocêncio de Oliveira diz que quando abriu o restaurante o seu objetivo era, exclusivamente, ganhar dinheiro, mas que graças a qualidade e o cardápio original, virou referência em Goiânia.
3. Aerocaldo
Com mesas na calçada e na varanda coberta, o Aerocaldo é um point bem conhecido do Setor Aeroporto para quem gosta de reunir a família ou amigos para um bate-papo descontraído ou um happy hour animado, já que o expediente no bar inicia às 17h. O local é referência em caldos e serve, diariamente, 16 sabores, além de grelhados, espetinhos, buffet de frios, petiscos, cervejas, chopp e sucos.
4. Luiz Café Conceito
Para quem prefere acabar o dia com um cafezinho, o Luiz Café Conceito é a indicação. O ambiente reúne a tradição do bom café mineiro coado na hora com uma pegada contemporânea, cheia de charme e técnica, seguindo as tendências atuais, além de petiscos e cervejas especiais. O espaço ainda é palco de diferentes apresentações culturais como saraus de poesia, apresentações musicais e outras expressões artísticas.
5. Colégio Agostiniano
Existente em Goiânia desde 1964, o Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima é um estabelecimento de ensino conhecido por sua tradicional e eficiente filosofia de educação. O colégio que abriga turmas do primário ao ensino médio é uma das instituições de ensino presentes no Setor Aeroporto e uma das mais requisitadas da capital.
6- Senac
Com a premissa de educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo, o Senac é outra instituição localizada no bairro. Existente desde 1946, é uma empresa mantida por empresários do comércio que oferece cursos rápidos, técnicos, graduação e pós-graduação.