Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Mercado imobiliário

Pesquisa da Ademi indica aumento da valorização de imóveis em Goiás

Dados foram apresentados nesta segunda (26/8) | 26.08.19 - 18:31 Pesquisa da Ademi indica aumento da valorização de imóveis em Goiás (Foto: Divulgação)

Roberta Rodrigues

Goiânia -
Com mercado imobiliário aquecido em Goiás, principalmente em Goiânia e Aparecida, a valorização de imóveis deve crescer nos próximos meses. É o que apontam dados apresentados pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) nesta segunda-feira (26/8). Apenas no primeiro semestre de 2019 já foram lançadas 2.799 unidades contra 1.407 unidades ao longo de todo 2018, crescimento de 98,9%. 

Apesar do grande número de lançamentos, a oferta de imóveis disponíveis para venda continua baixa se comparado aos números históricos. A oferta de imóveis alcançou 13.000 unidades em 2010 e, historicamente, sempre ficou perto da marca de 10.000 unidades. Atualmente, são apenas 8 mil unidades, um estoque reduzido que impacta diretamente na valorização dos imóveis. 

"O aumento de preços dos imóveis nos próximos anos é uma constatação do próprio mercado, quando a economia está funcionando, melhora o emprego e a renda, então é natural que haja uma correção no preço do metro quadrado", comentou o presidente da Ademi-GO, Roberto Elias.


Presidente da Ademi-GO, Roberto Elias (Foto: Letícia Coqueiro)


Os números sobre o mercado imobiliário foram apresentados hoje por Fábio Tadeu Araújo, sócio da Brain Bureau de Inteligência Corporativa, empresa responsável por realizar as pesquisas para a Ademi.  De acordo com o profissional, os dados demonstram que o setor tem reagido bem no Estado.  "Os dados positivos estão espalhados em vários segmentos da sociedade, sinal que o mercado está efetivamente passando por uma recuperação", ressaltou Fábio Tadeu.
 
Sócio da Brain Bureau, Fábio Tadeu Araújo (Foto: Letícia Coqueiro)
 
 
Mercado imobiliário goiano
As vendas também apresentam ritmo crescente. Em 2018, a média comercializada foi de 524 unidades por mês, enquanto em 2019 o volume é de em 573 unidades por mês, o que representa um crescimento de quase 10% em relação ao ano anterior. 

Para o segundo semestre de 2019, o vice-presidente da Ademi-GO, Fernando Razuk, acredita que o volume de lançamentos será grande e a estimativa é de que o mercado imobiliário cresça pelo menos 20% em relação a 2018 em número de vendas. 

"Dentro desse cenário todo, com a taxa de juros no menor patamar da história, as vendas aumentando, as reformas acontecendo, este ano devemos fechar o mercado com resultado muito positivo," frisou Razuk.
 

Vice-presidente Ademi-GO, Fernando Razuk (Foto: Letícia Coqueiro)
 
O número de distratos, que é a anulação de contratos,  no primeiro semestre deste ano também melhorou frente ao mesmo período de 2018. De uma média de 170 distratos por mês, em 2018, foi para 142 distratos por mês em 2019. Uma queda de 16,5%.

Outra informação apresentada pela Ademi-GO foi referente aos setores mais valorizados de Goiânia. Entre eles, o Setor Marista mantém a liderança no ranking, com preço do metro quadrado a R$ 6.452. Em segundo lugar está o Setor Oeste, com preço médio de R$ 6.083 o metro quadrado. 
 
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351