A Redação
Goiânia - Pesquisa realizada a pedido da Associação dos Desenvolvedores Urbanos do Estado de Goiás (ADU-GO) aponta que 82% dos goianienses têm preferência por morar em casa. Essa forte cultura impulsionou o mercado imobiliário a desenvolver projetos para esse perfil de moradia a partir dos anos 1990, e projetou Goiânia no cenário nacional dos condomínios horizontais. Atualmente, a região metropolitana está entre as cinco do País com maior número de projetos dessa natureza.
Na região metropolitana de Goiânia, o destaque é para a GO-020, na saída para Bela Vista, que vem se consolidando como o endereço dos condomínios horizontais. Totalmente duplicada e iluminada, a rodovia se tornou uma grande avenida que dá acesso aos projetos já em implantação. Nos próximos cinco anos, estima-se que essa região tenha uma população de cerca de 250 mil pessoas, principalmente em condomínios horizontais.
É nesse endereço que três sólidas empresas se uniram para desenvolver uma série de cinco condomínios horizontais que trarão um novo conceito de condomínio horizontal para os goianos. O primeiro, Solaris Laguna, será lançado em dezembro de 2020. As empresas são: a Tropical Urbanismo e Incorporação, do grupo Tropical Imóveis, a Ferreira Desenvolvimento Imobiliário, do grupo Sobrado Construções, e a Souza Andrade Urbanismo, do grupo Adão Imóveis. A gestão de venda dos empreendimentos será feita pela Partini Soluções Imobiliárias, comandada pelo sócio-fundador, Adriano Carrijo, engenheiro civil especializado em marketing com sólida carreira por empresas do setor imobiliário.
Juntas, essas empresas somam mais de 127 anos de experiência e fazem parte da história de implantação desse estilo de moradia que coloca os goianos em destaque nacional. “A história da Tropical está incrustada à história dos condomínios horizontais”, lembra Antônio Carlos da Costa. Diretor de empreendimentos da empresa, ele rememora que os condomínios surgiram após uma pesquisa que a empresa fez e detectou que as pessoas queriam morar em casas, mas não realizavam esse desejo por medo da violência. “Passamos então a pesquisar os condomínios horizontais e lançamos o Aldeia do Vale, o primeiro de Goiânia”, conta.
Diante do sucesso do projeto, que era voltado para o alto padrão, a urbanizadora continuou desenvolvendo novas alternativas para ampliar a modalidade para outros públicos. “Foram inúmeros lançamentos para todas as classes econômicas. Fomos os primeiros a acreditar na GO-020, trazendo para cá o Portal do Sol, quando ainda não havia tantas benfeitorias na região, para onde temos a satisfação de retornar com um novo conceito”, diz.
O Solaris Laguna está ao lado do Sunset Wake Park, um dos mais modernos da América Latina para a prática do wakeboard. O lançamento do mesmo está previsto para dezembro de 2020. Em uma região de topografia alta, além de excelente acesso e localização, o local tem uma linda vista da capital e do sol poente.
O projeto nasceu a partir de uma demanda do engenheiro e líder classista Paulo Afonso Ferreira, que há 46 anos vem se dedicando à construção civil e, por engajamento e paixão por sua atividade, também tem uma vasta contribuição à entidades classistas, como Sinduscon, CBIC e Fieg. Atualmente, ele é vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). “Eu convivo nesse lugar desde criança, que é de um tio e padrinho meu. Para mim esse lugar é um diamante, com um clima ameno e um pôr-do-sol exuberante. Meus familiares me confiaram o desafio de lapidar esse diamante e eu convidei parceiros com os quais mantenho uma sólida trajetória de projetos bem realizados e confiança construída”, disse.
O Solares Laguna contará também com a expertise da Souza Andrade Urbanismo, braço do grupo Adão Imóveis, com 37 anos de mercado. O fundador, empresário Adão Luiz de Andrade, sabe como poucos identificar uma área de potencial. Começou sua atuação no mercado imobiliário no início do processo de verticalização da capital, nos anos 1980, e se tornou um protagonista no mercado de comercialização de apartamentos que surgiam na capital e, na sequência, dos condomínios horizontais. Depois, montou a Souza Andrade Construtora, na qual desenvolve projetos verticais de alto padrão em Goiânia. Agora, com a Souza Andrade Urbanismo, pretende trazer conceitos do alto padrão para a moradia em casas de condomínio horizontal.
“Ao ver o potencial dessa área, imediatamente percebi a força desse projeto e não podia ficar de fora. Aqui é a região mais valorizada da região metropolitana, onde estão os melhores condomínios, cercado de serviços que estão chegando. A GO-020 está se transformando em uma grande avenida. Nós procuramos aprimorar o que já existe de melhor e trazer para esse projeto”, anuncia.