A Redação
Goiânia - Conhecido por sua culinária italiana, o charmoso município de Nova Veneza, localizado a cerca de 40 quilômetros de Goiânia, tem pouco mais de 10 mil habitantes. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a renda média dos trabalhadores na cidade é de 1,9 salário mínimo por mês e seu PIB per capita anual é de apenas R$ 19 mil. A prefeita Patrícia Fernandes afirma que a chegada da São Salvador Alimentos, que inaugura a maior indústria do município, vai transformar o cenário socioeconômico do município e região.
“Agradecemos muito pela decisão da SSA de investir em Nova Veneza. Somente na fase da construção da planta industrial, em que mais de 600 pessoas estiveram envolvidas diretamente, já percebemos significativa melhoria na economia do nosso município. Com o início da produção, serão gerados mais de 500 empregos diretos e outros milhares de indiretos, além de atrair mais empresas para Nova Veneza. A previsão é que até 2022 tenhamos mais de 1.100 empregos diretos somente na SSA com mais de 10 mil empregos indiretos na região. Este impacto positivo já é percebido pelo comércio e pelo setor da construção civil da nossa cidade”, afirma a prefeita.
“Antes, Nova Veneza tinha a fábrica da Bonaza, que fechou e gerou muitas dificuldades para a nossa população. A SSA vai mudar esta realidade. Além da criação de novos empregos e de fomentar a atividade econômica do município, acreditamos também que a nova fábrica vai contribuir muito para aumentar a arrecadação da prefeitura. Recebemos hoje um dos menores repasses federais e temos baixa arrecadação própria.
A SSA já está mudando este cenário antes mesmo de iniciar a sua produção”, diz Patrícia Fernandes. A prefeita enfatiza ainda que a gestão municipal, com apoio do Estado e da própria SSA, já tem trabalhado no planejamento para o crescimento ordenado de Nova Veneza nos próximos anos.