Théo Mariano
Goiânia - A gigante do streaming Netflix lançou, em setembro deste ano, o documentário “Dilema das Redes”. No longa-metragem, especialistas entrevistados jogam luz ao poder das tecnologias contemporâneas para estarem inseridas na rotina de seus usuários. Além disso, os personagens citam possíveis cenários que podem se desenrolar num futuro próximo com base na quantidade excessiva de dados obtidos por empresas como Facebook, Twitter, Instagram e afins.
Dirigida por Jeff Orlowski, a obra apresenta falas de profissionais como o cientista da computação Jaron Lanier, o ex-especialista em ética e design no Google, Tristan Harris, também cientista da computação, e o programador Justin Rosenstein, que tem experiência no Google e no Facebook. O Dilema das Redes traz atenção para uma ideia: você olha a rede, e a rede olha você. Para isso, saber, por exemplo,
o que é VPN torna-se tarefa quase que imprescindível.
No documentário da Netflix, os especialistas também sugerem diversas alternativas para se limitar o controle de tais apps sobre seus usuários, desde uma maior manutenção sobre o tempo de uso das redes até a exclusão total de aplicativos como os já citados anteriormente neste texto.
Em um mesclado de relatos de profissionais que atuavam nas gigantes do mercado virtual e histórias narrativas para ilustrar comportamentos contemporâneos, o filme explora a dificuldade, sobretudo das novas gerações, para deixar de lado os aparelhos tecnológicos e a maneira como podem interferir diretamente em relações interpessoais e além.
Antes de mais nada, o documentário joga luz às possibilidades de manipulações políticas viabilizadas pelo desconhecimento dos usuários sobre a rede e a massificação de dados produzidos nelas diariamente. Estes números são analisados em universos micro e macro. Assim, observa-se comportamentos individuais e como cada grupo age virtualmente.
Manter-se atento aos interesses por trás das diversões é fator imprescindível na hora de entender qual a maneira ideal para se utilizar aplicativos de redes sociais. Como ressalta Tristan Harris no filme: “Se você não paga pelo produto, você é o produto.”
A obra possui duração total de 1h34. O Dilema das Redes é um dos principais docudramas deste ano, sobretudo em momento de eleição tanto no Brasil quanto na maior potência mundial, os Estados Unidos, visto que, recentemente, o mundo presenciou ascensão de comportamentos extremistas, fomentados principalmente pelo mau uso das redes sociais, que se tornaram ambientes repletos de desinformações, notícias falsas e publicidades exacerbadas.
O que é VPN
O VPN, sigla para virtual private network, é um serviço que permite se conectar à internet via túnel criptografado. Desta forma, garante-se privacidade on-line e proteção de dados sensíveis na rede. O serviço é utilizado, principalmente, para proteger conexões em redes públicas, para ocultar endereços IP e tornar privada a sua navegação.
Através do sistema de tunelamento, os dados são enviados sem que outros usuários possam acessá-los e, mesmo que consigam, ainda os receberão criptografados. Por isso, é fundamental que os dispositivos responsáveis por cuidar da rede VPN sejam capazes de garantir segurança e integridade das informações e dos dados transmitidos.
Para se criar uma rede VPN é necessário ter pelo menos dois computadores conectados à internet, além de um programa de gerenciamento de rede instalado em cada uma das máquinas. Após enviar os dados, o programa criptografa e encapsula as informações, além de adicionar o número de IP da máquina remetente para que o computador de destino possa identificar o emissor da mensagem.
*Com informações do portal Canal Tech