A Redação
Goiânia - Dados revelados pelo Sebrae apontam que 70% das empresas existentes no mundo têm perfil no Instagram. A plataforma tem se tornado, cada vez mais, um verdadeiro mercado virtual. Mas, se uma imagem vale mais que mil palavras, então que tal caprichar na produção e garantir que os possíveis clientes vejam detalhes do seu produto? Uma foto bem produzida pode ser o diferencial da publicação, principalmente quando se trata de moda.
Para o fotógrafo Paulo Henryke Diaz, a dica para tirar fotos de roupas e vender mais no Instagram é experimentar ambientes “cleans” e, assim, dar notoriedade ao produto. “Cenários que não competem com o look. Ter uma modelo desinibida faz toda diferença para composição da fotografia”, reforça.
Paulo teve que se reinventar durante a pandemia para aumentar o faturamento. O profissional conta que o trabalho de marketing na internet por meio de tráfego pago foi uma boa saída. Investir em locações e cenários fotográficos também foi uma das soluções para aumentar os ganhos.
Mais dicas para vendas pela internet:
1 - Leve em conta quem é o seu público: Que tipo de looks os clientes mais buscam? Qual a peça-chave da estação e que faz a cabeça dos seus clientes? Qual faixa etária? Hábitos? Preferências? Padrão econômico?
2 - Crie o ambiente adequado que favoreça obter boas imagens: A nitidez dos detalhes de uma foto não deve ser revelada unicamente pelo flash. Aliás, se possível, até evite o uso dele. O ideal é sempre priorizar a luz natural, portanto, procure um ambiente sempre iluminado na hora de tirar fotos para o Instagram de sua loja.
3 - Certifique-se de que a lente da câmera esteja limpa: Seja uma câmera profissional, seja do seu smartphone, é possível obter bons resultados. Para tanto, há um fator que muitas vezes passa "batido". Se trata da lente da câmera.
4 - Teste pessoas reais e manequins: Quando você mesmo posa como modelo para as fotos, vestindo as roupas que você revende, você humaniza a marca da loja.Você pode usar modelos reais, amigas e clientes da loja.
5 - Pense na roupa e na composição do cenário: Repare todos os detalhes da roupa antes de fotografar e postar. Ela vestiu bem? Está combinando de forma harmonizada com o look e demais acessórios?
6 - Mantenha um padrão: É importante para a identidade visual de sua loja que você mantenha um padrão, sobretudo no material de divulgação dos produtos.
7 - Aposte na variação de ângulos: Uma boa foto deve contar uma boa história, isso é fato. Para criar uma narrativa interessante, explore ao máximo a variação dos ângulos.
8 - Fuja do zoom: Ao invés de dar aquele popular e “mágico” zoom, se aproxime para realizar o registro. O zoom faz com que a foto perca muito em qualidade, em resolução.
9 – Edite: Há inúmeros aplicativos fáceis e muito intuitivos para você usar no próprio celular. Até mesmo o Instagram possui alguns recursos que irão otimizar a foto e deixá-la mais atraente.