A Redação
Goiânia - O Sistema OCB/GO vai empossar, nesta sexta-feira (25/3), Marcelo Ferreira como coordenador do Núcleo Regional Cooperativo Sudoeste, que conta com 33 cooperativas. “É uma região de cooperativas grandes e estruturadas, mas temos também as que ainda não alcançaram a maturidade ideal. A missão do núcleo é fomentar o desenvolvimento do cooperativismo como um todo”, afirma o presidente da entidade, Luís Alberto Pereira.
Marcelo Ferreira é presidente da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Rio Verde e Região (Sicoob Empresarial). “Vamos divulgar tudo o que o Sistema OCB-GO pode proporcionar às cooperativas da região, trazer as que ainda não estão associadas e mostrar tudo o que o Sistema oferece, principalmente o que se refere à qualificação da gestão”, diz.
O novo coordenador afirma que a própria cooperativa que preside é exemplo das vantagens de estar associada ao Sistema OCB-GO. “Conseguimos implementar a cultura de parceria e utilizamos todos os serviços ofertados, principalmente os treinamentos do SESCOOP/GO”, frisou. A sua posse, nesta sexta-feira, às 10 horas, será realizada no Infinity Hotels, com a presença de autoridades e de lideranças do setor cooperativista da região.
O Núcleo Sudoeste abrange as cooperativas nos municípios de Mineiros, Jataí, Quirinópolis, Montividiu, Santa Helena de Goiás, Rio Verde e Acreúna, entre outros. Algumas já estão entre as maiores do seu segmento no Brasil, como a Comigo (Rio Verde), Comiva (Mineiros) e Agrovale (Quirinópolis). Das 33 cooperativas na região, 11 atuam no ramo agropecuário, 8 são do ramo de crédito, 4 no ramo saúde e as demais atuam nos segmentos de transporte, consumo, trabalho e produção de bens e serviços.
Bom momento
O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, conclui nesta quinta-feira (24/3) as visitas técnicas em todas as cooperativas associadas no Sudoeste Goiano. O dirigente ressalta que tem constatado o bom momento do cooperativismo na região, notadamente nos ramos agro e crédito, impulsionados pela atividade agrícola. "Também chamou nossa atenção o moderno projeto da planta industrial da Cooperativa de Trabalho de Catadores de Material Reciclável do Sudoeste Goiano (Coop-Recicla), que deve começar a ser construída em julho. A cooperativa promete se tornar um caso de sucesso nacional e servirá de exemplo às outras do setor", afirma.
As visitas do Sistema OCB/GO objetivam incentivar as cooperativas a demandarem serviços, projetos e capacitações, além de convidá-las para o Dia de Cooperar - Dia C Goiás. A ação é realizada simultaneamente ao Dia Internacional do Cooperativismo, no primeiro sábado de julho, e terá o meio ambiente como tema neste ano.