Yuri Lopes
Goiânia - Sistema não muito disseminado no Brasil, o Time share permite que brasileiros desfrutem de casas em Orlando, sem ter que pagar aluguel todos os meses ou precisar comprar o imóvel.
Compartilhar uma casa com outros "donos" é uma alternativa cada vez mais atraente para turistas brasileiros que viajam em grupos maiores de pessoas e querem mais conforto que hotel, sem ter que desembolsar uma fortuna.
Para entender um pouco mais sobre esta opção de hospedagem no exterior, o CEO do grupo Casa na Disney, Ricardo Molina esclarece algumas dúvidas recorrentes dos brasileiros a respeito desse sistema. Em geral, os imóveis compartilhados são apartamentos de 2 dormitórios localizados em condomínios resort com estrutura similar a hotéis. Estes resorts são afiliados a um grande operador mundial que administra propriedades similares no mundo todo, os maiores são: RCI e Interval.
“Quase sempre. Basta visitar o site eBay e ver ofertas de TimeShare por US$ 1. Geralmente, o motivo da desistência é a constatação que o custo de manutenção anual do título é superior ao valor de mercado que se pagaria pelo aluguel de um hotel similar. Além disso, os compradores são obrigados a arcar com a manutenção anual do imóvel, independente se planejam viajar naquele ano”, ressalta Molina.
No Time Share o comprador tem 51 sócios que serão lesados e que certamente o acionarão na justiça para serem compensados. Por isso, a única forma de se livrar do sistema é transferindo a propriedade para outra pessoa que assuma suas obrigações.O mais indicado é procurar agências ou imobiliárias especializadas em revenda de Time Share.
O título que lhe custou cerca de $20,000 para comprar, vale agora, em média, 10% de seu valor de compra. E a imobiliária vai cobrar adiantado uma taxa de corretagem de cerca de $2,000 para conseguir um comprador. Ou seja, no melhor caso, você receberá nada para passar o título adiante.
“Esta indústria é poderosa no mundo inteiro e atraiu até mesmo o interesse de grandes corporações hoteleiras como Hilton, Marriott e Sheraton. Se deseja comprar um Time-Share, avalie bem os pontos e compare com o que lhe oferecem”, destaca.