Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Entrevista exclusiva

"Fui um dos precursores da emancipação de Senador Canedo", diz Divino Lemes

Prefeito exerce atualmente seu quarto mandato | 25.01.19 - 14:18 "Fui um dos precursores da emancipação de Senador Canedo", diz Divino Lemes (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)Gabriela Louredo e João Unes

Goiânia - A recente história do município de Senador Canedo, cuja emancipação política ocorreu em 1º de janeiro de 1989, se confunde com a trajetória política do prefeito Divino Lemes. Ele, que atualmente exerce o quarto mandato como chefe do Executivo municipal, acompanhou os primeiros passos do desenvolvimento urbano canedense.

“Nós éramos 1820 moradores quando fui eleito pela primeira vez, 80% na zona rural, uma pequena vila. Eu tive a oportunidade de ser um dos precursores para emancipar, de ser o primeiro prefeito e estar agora no meu quarto mandato. ”, lembra.

Dividida pelos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Bela Vista, a "pequena vila" Senador Canedo estava “esquecida” pelos vizinhos e precisava caminhar com as próprias pernas. “A responsabilidade verdadeira ninguém assumia. Então, emancipar pra nós foi muito importante crescemos muito e valeu a pena”, diz.

Progresso
O então distrito da capital goiana, cortado por trilhos da ferrovia na década de 30, testemunhou um verdadeiro "boom" econômico após tornar-se sede do maior pólo petroquímico da Região Centro-Oeste.

“Com a emancipação, com a chegada dos investimentos da base da Petrobras em 1990, mudou tudo e, a partir daí, nós que tínhamos o ICMS praticamente zero, nos tornamos um bom ICMS de Goiás.  Cresceu a população, cresceu FPM, a renda per capita e também os esforços da comunidade”, destaca o prefeito.

Ele faz questão de ressaltar a importância da colaboração da comunidade no processo de desenvolvimento do município. “Não foi só a prefeitura que construiu essa cidade. A população fez e faz todo dia a sua parte”. Segundo dados do IBGE, em 2016, a população era formada por 102 mil habitantes. Divino Lemes acredita que o número passe de 130 mil de acordo com registros de atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).  

Economia diversificada
Apesar de jovem, com apenas 30 anos, a cidade ostenta números expressivos. Senador Canedo ocupa o 6º maior Produto Interno Bruto (PIB) – R$3,411 bilhões – de Goiás. A grandeza é a soma de todas as riquezas produzidas na cidade, com base na cadeia petrolífera.  

Divino Lemes revela a intenção de promover políticas para atrair empresas de outros segmentos e assim, diversificar o perfil econômico da cidade. “A principal receita ainda é da Petrobras, mas a economia já diversificou muito. Nós temos investimentos na área ambiental, aço, produção de papel, de cosméticos e estamos trabalhando para trazer outras empresas”.  Uma unidade da rede varejista de móveis e eletrodomésticos Magazine Luiza deve ser inaugurada em breve na cidade. Leia mais.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 17.06.2019 15:01 julio ferreira

    Divino Lemes era contra a emancipação de Senador Canedo, preferia continuar sub-prefeito, tendo aderido ao movimento alguns meses depois, ao ver que os deputados estaduais iriam votar a favor da independência do então distrito de Goiânia.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351