A Redação
Goiânia - A moda country invadiu a Região da 44, em Goiânia, com a chegada da 77ª Exposição Agropecuária de Goiás, iniciada na quinta-feira (16/5). Lojistas do polo atacadista de moda apostam em looks que se encaixam no modelo cowboy core, que é uma tendência mais moderna desse tradicional estilo inspirado nos hábitos e roupas dos antigos cowboys do Velho Oeste americano. Basta caminhar pelas lojas de rua, nas galerias ou nos shoppings para encontrar com facilidade peças como chapéus, botas e as tradicionais camisas xadrez. Peças em couro ou no 'couro fake' também estão entre as mais procuradas nesta época do ano.
O empresário Pedro Henrique Cerqueira Silva Braudes está entre os lojistas do polo de confecção e moda que comemorou o aumento das vendas, já no mês de abril. “Nós temos aqui um movimento muito bom nos meses de abril, maio e emendamos com junho, que é o mês das festas juninas, quando também há muita procura”, afirma Pedro Henrique, que trabalha com segmento de moda há 14 anos.
O lojista conta que a chegada das festas agropecuárias em abril e maio, já que os eventos se multiplicam no interior do Estado, são quase que o “Natal” de quem trabalha com essa moda rural e country. “Nós recebemos neste período entre abril e junho muita gente que vem do interior e, com a proximidade da Pecuária de Goiânia, recebemos também encomendas de pessoas que vem de outras partes do Brasil para curtir o evento na capital”, descreve Pedro Henrique, ao dizer que suas vendas chegam a aumentar mais de 40% no último mês.
Leia mais:
Ação previne violência contra a mulher na Pecuária de Goiânia
De acordo com o presidente da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), Lauro Naves, esse segmento da moda country ou moda agro, apesar de não ser o predominante no polo confeccionista, é um dos mais importantes e tradicionais na 44. “Antigamente, quem consumia esse tipo de moda era quem vinha do interior do estado, especialmente os trabalhadores rurais, ou os peões da lida na roça, que saíam da rodoviária e buscavam aqui o nosso jeans, que até hoje é de excelente qualidade, as botas de couro, os cintos, as camisas xadrez, camisetas lisas em algodão e os chapéus. Mas hoje, até pela influência de novos artistas da música sertaneja e dos festivais de rodeio que Goiás promove, essa moda agro se expandiu muito, se sofisticou e agrega a um estilo de vida de quem mora na cidade grande também”, afirma Lauro.
Em alta
Mas se engana quem acha que a moda country é consumida somente entre os meses de abril e junho. De acordo com a designer de moda e influenciadora digital Sabrina Alves, é grande o número de pessoas que adotam esse estilo o ano todo, principalmente em Goiás. Ela explica que esse tipo de roupa tem ganhado novos elementos, ao mesmo tempo que tem também influenciado outros estilos de moda. “Hoje essa moda country ou agro vai muito além dos tradicionais jeans, camisas xadrez, botas e chapéus. Você tem outros elementos como as camisas de malhas em algodão, bonés e calças que usam outros tipos de tecido. Temos uma moda agro que se mistura com o estilo urbano das cidades”, ressalta.
De acordo com a designer de moda, essa tendência do chamado "cowboy core" vem forte há muito tempo, devido a influências vindas da música e do cinema, e está presente nos grandes eventos fashionistas no mundo. “O country sempre foi uma grande referência no mundo da moda e atualmente ele está em evidência, e assim surge essa nova tendência do cowboy core, que vem da união de vários fragmentos culturais e artísticos. Nós temos, por exemplo, o mais recente álbum da cantora Beyoncé, que tem uma pegada forte desse estilo", diz.
"O último desfile de moda masculina da Louis Vuitton para a temporada outono/inverno, em Paris, também trouxe várias referências da moda country como o amplo uso de jeans, a presença das franjas, dos laços, chapéus, botas, detalhes em couro e outros elementos. Temos também uma referência forte vinda do filme da Barbie, lançado ainda no ano passado, em que os personagens principais, a Barbie e o Ken, aparecem usando roupas de cowboy. Tivemos ainda nos principais eventos fashionistas do mundo, como os de Milão e Paris, desfiles que trouxeram para a moda streetwear, ou moda de rua, peças com vários elementos da moda country”, arremata.