A Redação
Goiânia - Confirmando o que apontam dados do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) divulgou, nesta sexta-feira (7/6), um alerta sobre o aumento de incêndios florestais e urbanos em Goiás ao longo de 2024. Um das causas é o período de estiagem, que já começou em várias localidades onde não chove há mais de 30 dias, o que deve se normalizar apenas em outubro.
Segundo os bombeiros, o crescimento, registrado em comparação com o mesmo período do ano passado, ultrapassa os 50%, no caso dos incêndios florestais, e os 20% quando o fogo atinge áreas verdes de zonas urbanas.
De olho no cenário, a corporação trabalha, desde o mês de janeiro, com a Operação Cerrado Vivo, que gira em torno de ações preventivas como, por exemplo, palestras em escolas e orientações aos sindicatos rurais e unidades CMB no estado.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, até o dia 6 de junho deste ano foram registrados 278 incêndios florestais e 3.390 urbanos.