Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Lista

Confira os presidentes dos Estados Unidos que já sofreram atentados

Cinco políticos morreram nos ataques | 15.07.24 - 18:17 Confira os presidentes dos Estados Unidos que já sofreram atentados Abraham Lincoln, John F Kennedy e Donald Trump (Foto: divulgação e reprodução)
Taíssa Queiroz 

Goiânia- 
O recente ataque contra o ex-presidente Donald Trump não é o primeiro contra um presidente dos Estados Unidos. Ao todo, 15 presidentes norte-americanos ou candidatos à presidência sofreram atentados ao longo da História, sendo que cinco deles não sobreviveram aos ataques. Confira quem foram estes políticos:
 
Andrew Jackson (1835/ Sobreviveu)
 
(Foto: divulgação)
 
No dia 30 de janeiro de 1835, Jackson participava de um funeral no Capitólio, em Washington quando o pintor de paredes Richard Lawrence apontou duas pistolas em sua direção. Contudo, ambas as armas falharam.

Abraham Lincoln (1865/ Assassinado)
 

(Foto: divulgação)
 
Aos 56 anos, Abe Lincoln morreu no dia 15 de abril de 1865, um dia após receber um tiro na cabeça. O americano assistia a peça ''Nosso Primo Americano'', no Teatro Ford, em Washington D.C., no dia do atentado. O autor do ataque foi o ator John Wilkes Booth. 
 
James Abram Garfield (1881/ Assassinado)
(foto: Library of Congress)
 
O político morreu no dia 19 de novembro de 1881, quase três meses após o atentado. No dia 2 de julho,  Garfield foi baleado pelo advogado Charles Jules Guiteau após o presidente lhe negar um posto consular. Porém, ele morreu não por causa da bala, mas em decorrência de uma infecção. 
 
William McKinley (1901/ Assassinado)
(Foto: divulgação)
 
McKinley foi morto no dia 6 de setembro de 1901 durante uma visita a uma exposição em Nova York. Ele foi ao encontro do público para cumprimentá-los quando um anarquista, Leon Czolgosz, se aproximou do presidente e disparou dois tiros em seu peito. Ele morreu de gangrena causada pelos ferimentos.
 
Theodore Roosevelt (1912/ Sobreviveu)
 
(Foto: Casa Branca)
 
O político havia sido presidente dos Estados Unidos de 1901 a 1909. Em 14 de outubro de 1912, durante uma campanha pela presidência, em Milwaukee, no Winsconsin, Roosevelt foi baleado no peito, porém sobreviveu. O autor do disparo foi John Flammang Schrank.
Franklin Delano Roosevelt (1933/ Sobreviveu)
 
(Foto: divulgação)
 
Em 15 de fevereiro de 1933, após ser eleito presidente dos EUA, Franklin e o prefeito de Chicago, Anton Cermak, tiveram o carro como alvo de disparos pelo pedreiro Giuseppe Zangara. Foram realizados seis disparos, porém nenhum atingiu o presidente. O prefeito foi atingido e morreu 19 dias depois.
 
Harry Truman (1950/ Sobreviveu)
 
(Foto: New York Times)
 
No dia 1º de novembro de 1950, o presidente Truman foi alvo de uma tentativa de assassinato na Blair House, enquanto a Casa Branca era reformada. Os dois suspeitos, Oscar Collazo e Griselio Torresola, defensores da independência de Porto Rico, foram parados antes de entrarem no local.
 
John Fitzgerald Kennedy (1963/ Assassinado)
 
(Foto: reprodução)
 
JFK desfilava em um carro aberto em Dallas, no Texas. O presidente foi baleado duas vezes, sendo uma delas na cabeça, que causou sua morte. John F. Kennedy morreu no dia 22 de novembro de 1963. O autor do atentado foi o antigo fuzileiro naval Lee Harvey Oswald que foi morto pouco depois. Nunca se soube o motivo para tal ato.
 
Robert Fitzgerald Kennedy (1968/ Assassinado)
 
(Foto: divulgação)
 
O senador Robert Kennedy era candidato à presidência dos Estados Unidos. O político morreu no dia 5 de junho de 1968 em um hotel em Los Angeles, na California, um dia após ser atingido por dois tiros na cabeça. O autor do crime foi o imigrante palestino Sirhan Sirhan.
 
George C. Wallace (1972/ Sobreviveu)
 
(Foto: divulgação)
 
Então governador do Alabama, George Wallace concorria para a presidência dos Estados Unidos quando sofreu o atentado. No dia 15 de maio de 1972, ele foi ferido, se afastando da disputa eleitoral. 
 
Gerald Ford (1975/ Sobreviveu)
 
(Foto: reprodução)
 
O presidente foi alvo de duas tentativas de assassinato. Em 5 de setembro de 1975, o presidente teve uma pistola apontada para ele por uma seguidora do criminoso Charles Manson. Contudo, um agente do Serviço Secreto evitou o tiro. Já em 22 de setembro de 1975, a política Sara Jane Moore tentou matar Gerald Ford, porém o plano não deu certo.
 
Ronald Reagan (1981/ Sobreviveu)
 
(Foto: Wally McNamee/Corbis)
 
No dia 30 de março de 1981, o presidente foi vítima de uma tentativa de ataque quando deixava seu hotel em Washington. John Hinckley Jr. disparou seis vezes, com apenas uma bala atingindo o pulmão do presidente. Reagan passou por cirurgia e foi liberado no dia 11 de abril de 1981.
 
Bill Clinton (1994/ Sobreviveu)
 
(Foto: divulgação)
 
Em 29 de outubro de 1994, a Casa Branca foi atacada. Francisco Martin Durán utilizou um rifle semiautomático para realizar os disparos. O presidente estava na sede do Executivo, mas não foi atingido. 
 
George W. Bush (2005/ Sobreviveu)
 
(Foto: H. Darr Beiser, USA TODAY)
 
Em uma visita ao Tblissi, capital da Geórgia, o presidente foi alvo de ataques. Um homem lançou contra George Bush uma granada, porém ela não detonou.
 
Donald Trump (2024/ Sobreviveu)
 
(Foto: reprodução Facebook)
 
O ex-presidente e pré-candidato norte-americano foi o alvo mais recente de uma tentativa de assassinato no dia 13 de julho de 2024. Trump estava em um comício na Pensilvânia quando sua orelha foi atingida por um tiro de raspão. Os agentes do Serviço Secreto retiraram o pré-candidato do local. O atirador foi identificado como Thomas Matthew Crooks e foi morto no local.
 
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351