A Redação
Goiânia - Um comerciante foi autuado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) após ser flagrado, na quarta-feira (12/2), transportando quase 1,2 tonelada de pescados de forma irregular na BR-153, no município de Nova Glória. A apreensão foi feita depois que a caminhonete em que o homem estava foi flagrada realizando uma ultrapassagem perigosa na ponte do Rio das Almas.
Durante a fiscalização, os agentes constataram que o veículo não possuía licenciamento. Na carroceria da caminhonete, estavam diversos peixes das espécies pintado, piau e caranha, cobertos por uma lona e transportados sem a devida refrigeração. O motorista, de 38 anos, não apresentou a documentação da carga e alegou ter adquirido os pescados em Rianápolis. Além disso, o transporte foi realizado em um veículo inadequado e em condições impróprias.
A apreensão ocorreu no período da piracema, que vai até 28 de fevereiro de 2025, quando a pesca de várias espécies é proibida para garantir a preservação da reprodução dos peixes. O motorista foi autuado, e a PRF acionou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que tomará as providências necessárias em relação à carga apreendida.