Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Aparecida de Goiânia

Leandro Vilela participa de lançamento de projeto de mobilidade urbana

Evento foi realizado na Fecomércio-GO | 28.07.25 - 17:13 Leandro Vilela participa de lançamento de projeto de mobilidade urbana Prefeito Leandro Vilela durante lançamento de projeto nacional de mobilidade na Fecomércio-GO (Fotos: Rodrigo Estrela)
A Redação

Goiânia - 
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, participou do lançamento oficial do projeto-piloto “Mobilidade em Foco: Aprimoramento do Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana (SIMU)”, realizado na sede da Fecomércio-GO, em Goiânia, nesta segunda-feira (28/7). A iniciativa é promovida pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), em parceria com o Ministério das Cidades, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e conta com o apoio da Fecomércio-GO.
 
Vice-presidente de Mobilidade e Infraestrutura da FNP, Leandro Vilela participou da mesa de debate e destacou a importância da integração entre os municípios para promover um transporte público mais eficiente e conectado com as necessidades da população. “Estar aqui reafirma o nosso compromisso com a mobilidade inteligente. Aparecida soma sua experiência à de Goiânia para promover um transporte público mais integrado, eficiente e digno para os usuários. A cooperação regional é essencial para a construção de um sistema nacional robusto, com dados confiáveis e governança colaborativa”, afirmou o prefeito.
 
A reunião foi conduzida pelo prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, que também é presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da FNP. Em sua fala, Mabel explicou o objetivo do projeto SIMU: criar uma base nacional digital padronizada para coleta e análise de informações sobre transporte coletivo, substituindo processos manuais por tecnologias como GPS/AVL e bilhetagem eletrônica. “Unificar e automatizar os dados é essencial para decisões mais inteligentes, com foco no usuário, na eficiência operacional e no equilíbrio econômico do setor”, ressaltou.
 
O evento contou com a presença de prefeitos de diversas cidades e representantes de instituições e empresas ligadas à mobilidade urbana, como Urbi Mobilidade Urbana, ANTP (São Paulo e Belo Horizonte), Instituto MDT, Bloomberg, Transcon, Uberlândia, IBGE, Ministério das Cidades e o Fórum Nacional de Secretários de Mobilidade Urbana.
 
O projeto SIMU está em fase de implantação em 14 cidades brasileiras — entre elas Goiânia, Belo Horizonte, Campinas, Uberlândia e Manaus — e pretende servir como base para o planejamento de investimentos, acordos federativos e aprimoramento do serviço ao cidadão.
 
O evento reuniu autoridades nacionais, secretários, dirigentes municipais e técnicos da área. Para o secretário-executivo da FNP, Gilberto Perre, o Brasil precisa seguir o exemplo de Goiânia. “O país não sabe quantos ônibus rodam, quantos passageiros são transportados, qual a idade da frota. Precisamos monitorar os ônibus em tempo real, assim como é feito com os aviões, verificando até o conforto dos passageiros. Sem esses dados, o país não sabe informações básicas sobre o transporte público. A cooperação entre governo central, regionais e locais é um ponto fundamental.”, afirmou.
 
O presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi, elogiou a parceria da gestão municipal com o setor produtivo. “Muito do que está sendo feito em Goiânia é fruto do diálogo com as entidades empresariais. Onde há transporte coletivo digno, há mobilidade urbana de verdade. Isso impacta diretamente o comércio. Às vezes, precisamos abrir mão de estacionamento na porta da loja, mas ganhamos fluxo, acessibilidade e clientes”, destacou.
 
Em Aparecida, a gestão municipal tem avançado em ações que qualificam o transporte coletivo, com a renovação da frota que atende o município, incluindo novos ônibus climatizados, acessíveis e equipados com Wi-Fi e USB. Além disso, a cidade integra o sistema metropolitano, garantindo bilhete único, integração temporal e física nos terminais e maior conectividade entre os bairros e a capital. Também estão em andamento a revitalização de pontos de parada, implantação de novos abrigos e melhorias no monitoramento da frota via GPS, o que permite mais previsibilidade para os usuários.

Leia mais:
Caiado lança projeto de revitalização de igrejas da cidade de Goiás
Mabel apresenta programa como modelo de modernização do transporte coletivo

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351