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Mobilidade Urbana

Em Brasília, Mabel defende política nacional para transporte público

Prefeito falou sobre realidade de Goiânia | 12.08.25 - 23:13 Em Brasília, Mabel defende política nacional para transporte público Em Brasíli, Mabel defende política nacional para transporte público. (Foto: Alex Malheiros)
 
A Redação

Goiânia
- O prefeito de Goiânia e presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Sandro Mabel, defendeu nesta terça-feira (12/8), em Brasília, a criação de uma política nacional voltada ao transporte público coletivo. A palestra é destaque neste primeiro dia do Seminário Nacional da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) 2025, que ocorre nesta terça e quarta-feira, em Brasília, com o tema “Rotas para um Transporte Público mais Sustentável”.
 
“Sou fã de transporte, fui dono de fábrica e tínhamos mais de 800 caminhões de entrega. Sempre estudei logística, custos, e reclamava das cidades em que o trânsito não andava. Aí quando me tornei prefeito me comprometi a colocar em prática tudo o que pensava de bom. Tem solução, tem condição de melhorar, o transporte público precisa ser olhado por outro ângulo, com olhar para a eficiência”, destacou Mabel na abertura do seminário.
 
De acordo com o prefeito, o governo federal precisa entrar no tema, com uma política nacional para transporte público, mas, enquanto isso não ocorre, é preciso buscar caminhos. “Tentamos dar uma solução em Goiás que tem se mostrado competente. Na pandemia, o governador Ronaldo Caiado pegou o setor e deu uma boa alinhada, renovou as frotas, e agora demos uma turbinada na eficiência”, compartilhou Mabel, ao se declarar um entusiasta do transporte coletivo.
 
Política Nacional
Em apresentação com o tema “Por uma Política Nacional de Transporte Público Coletivo”, Mabel ressaltou que o transporte público é elemento central na construção de cidades mais sustentáveis, inclusivas e inteligentes. O prefeito detalhou o cenário encontrado quando chegou à Prefeitura de Goiânia - a velocidade média dos ônibus havia caído mais de 40%, o tempo médio de trajeto aumentado em mais de 1 hora e a velocidade média abaixo de 20 km/h.
 
Para transformar essa realidade, Mabel apresentou o Programa “Nova Mobilidade”, com resultados como: mais de 30% fluidez nos trechos metronizados do BRT, maior regularidade operacional, obras e engenharia para liberar terceira faixa para ônibus e motos, onda verde com semáforos sincronizados e mais de 80 cruzamentos destravados com “direita livre”. 
 
Além de uma divisão clara de responsabilidades entre entes metropolitanos, Mabel falou sobre a importância da integração entre trânsito e transporte, PPP com transparência e metas, além da mudança de visão sobre o subsídio. “Ele é parte da solução, não o problema”, ponderou.
 
Vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão fez uma menção à presença de Mabel à frente da Prefeitura de Goiânia. “É um presente para a cidade. Você não pode colocar na gestão de uma cidade, ou Estado, alguém que não entenda nada, que não saiba o que é logística, custo, gasto, folha de pagamento. Você, que veio da iniciativa privada, sabe. Goiânia ganha um presente com você, e tenho certeza de que fará um belíssimo trabalho”, destacou. 
 
NTU 2025
A 38ª edição do evento da NTU reúne autoridades públicas, especialistas, operadores e representantes da indústria para debater soluções inovadoras, políticas públicas e formas de financiamento que viabilizem a modernização e a sustentabilidade do setor. A programação inclui painéis sobre transição energética da frota, novo marco legal e impacto da inteligência artificial na operação dos sistemas.
 
Durante o seminário, também será lançado o Anuário NTU 2024-2025, com dados inéditos e projeções para o transporte público brasileiro até 2030. O encontro é considerado referência nacional no debate sobre mobilidade urbana e modelos de governança voltados à melhoria da qualidade de vida nas cidades. “Goiânia prova que funciona quando o poder público assume o protagonismo. Cada cidade deve encontrar seu modelo, mas não pode esperar. O transporte coletivo merece a mesma urgência de outras políticas públicas”, concluiu o prefeito.

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