A Redação
Goiânia - Depois dos sustos causados pela tempestade que atingiu Goiânia nesta terça-feira (24/9), o prefeito Sandro Mabel usou as redes sociais para anunciar que no próximo sábado (27/9) a Defesa Civil da capital irá realizar um teste, com envio de mensagens de alerta para todos os celulares da cidade.
"Essa tecnologia faz parte do planejamento que já vinha sendo desenvolvido há algum tempo para reforçar a prevenção e a segurança da nossa população em períodos chuvosos. Infelizmente, a última chuva chegou antes do pleno funcionamento desse sistema, mas seguimos avançando para que em breve ele esteja totalmente ativo", escreveu Mabel.
A tecnologia citada por Mabel é o Defesa Civil Alerta - um sistema que utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto e avisos sonoros para celulares em áreas de risco muito alto. Os alertas aparecem de forma destacada na tela dos aparelhos e podem soar mesmo em modo silencioso.
Não é necessário cadastro prévio e o serviço é gratuito, alcançando celulares compatíveis (android e IOS lançados a partir de 2020) e com cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G, mesmo que estejam conectados a rede Wi-Fi.
Celulares do Centro-Oeste
Também a partir de sábado (27/9), Brasília (DF) e mais 12 municípios da região Centro-Oeste receberão mensagens de demonstração enviadas pela Defesa Civil Nacional. A ação conclui a nacionalização da nova ferramenta [Defesa Civil Alerta] do órgão para desastres de grande perigo.
De Goiás, irão participar Goiânia, Itumbiara, Formosa e Cidade de Goiás. Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas, foram as cidades escolhidas no Mato Grosso do Sul. Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco foram as escolhas de Mato Grosso.
“Do Amapá ao Rio Grande do Sul, teremos 100% do Brasil com o sistema de alerta precoce disponível para a sociedade brasileira. Isso é transformador”, comemora o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.