Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Especialistas debateram temática em Goiânia | 11.10.25 - 09:50
1º Seminário das Cooperativas de Crédito do Estado de Goiás (Foto: Divulgação)A Redação
Goiânia - Em um cenário de incertezas econômicas e transformações tecnológicas, especialistas do cooperativismo de crédito acreditam que o setor deve reforçar o foco em sustentabilidade, governança e inovação. Essas e outras temáticas foram debatidas no 1º Seminário das Cooperativas de Crédito do Estado de Goiás (Coopcred), realizado nesta sexta-feira (10/10), em Goiânia.
Promovido pelo Sistema OCB/GO, o evento contou com especialistas no assunto, como Ívens Aruã Neves, chefe adjunto do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias do Banco Central do Brasil. Ívens acredita que a sustentabilidade atingiu um novo nível dentro das cooperativas. “A sustentabilidade deixou de ser uma decisão estratégica para ser algo de que precisamos para continuar a existir”, disse Ívens.
Para as cooperativas, a preocupação ambiental não é mais uma vantagem competitiva, mas uma obrigação. “As pessoas escolhem uma cooperativa de crédito ao invés de bancos tradicionais justamente por isso”, ressaltou.
Já César Giodo Bochi, diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi e Confederação Sicredi, e Marco Aurélio Borges de Almada, diretor-presidente do Sicoob, debateram sobre os desafios do crédito para os próximos anos. César citou mudanças de regulamentação, o surgimento da IA e o relacionamento com os cooperados como alguns dos principais desafios.
“Confiança, qualidade do atendimento e reputação são o que as pessoas consideram ao procurar uma instituição financeira”, afirmou. Marco Aurélio reforçou que é preciso estar atento às novas tecnologias, já que elas podem causar impactos no atual cooperativismo de crédito, mas enxerga alternativas. “Os sobreviventes são conservadores nas finanças, apoiam novas ideias e valorizam as pessoas.”
O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, entende que voltar às origens é uma boa solução para os desafios dos próximos anos. “Vamos resolver nossos problemas voltando às raízes: através do relacionamento com nossos cooperados, que são a nossa fortaleza.”
A fim de propor soluções a esses dilemas, os participantes do seminário contribuíram para a produção de uma carta com sugestões ao Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), que será realizado em Goiânia no ano que vem. A carta aponta como principais pontos o aprimoramento da governança, a educação financeira como política pública, a inclusão financeira, a segurança jurídica do ato cooperativo e a inclusão em novidades como o Open Finance e a Moeda Digital.