Ludymila Siqueira
Goiânia - Em solenidade prestigiada e com auditório lotado, o Sistema OCB-GO entregou, na manhã desta terça-feira (14/10), em Goiânia, a Comenda e o Diploma de Honra ao Mérito Cooperativo 2025. Neste ano, as honrarias foram concedidas ao vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), ao ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto, e a Lajose Alves Godinho, pioneiro do cooperativismo no sudoeste goiano. O evento reuniu diversas autoridades, entre elas o governador Ronaldo Caiado (UB), o prefeito Sandro Mabel (UB) e o presidente nacional do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

(Foto: Joabe Mendonça/ A Redação)
Presidente do Sistema OCB-GO, Luís Alberto Pereira ressaltou a importância do cooperativismo para a economia goiana. “Hoje, as cooperativas são responsáveis por quase 20% do PIB (Produto Interno Bruto) goiano. A prova dessa relevância é esta solenidade, que recebe os mais importantes atores que trabalham para o fortalecimento e avanço do cooperativismo”, enfatizou.
(Foto: Joabe Mendonça/ A Redação)
Luís Alberto Pereira também destacou a homenagem como um momento de alegria e gratidão pelo que Daniel Vilela, Roberto Campos Neto e Lajose Godinho fazem em prol do cooperativismo.
O governador Ronaldo Caiado, que recebeu a Comenda e o Diploma do Mérito Cooperativo em 2023, afirmou que o cooperativismo tem ganhado cada vez mais espaço no Estado de Goiás e pontuou o trabalho em parceria que o presidente Luís Alberto Pereira tem construído com todos os setores econômicos. “Atualmente, a OCB-GO participa de todas as decisões do governo. É impressionante ver os resultados onde o cooperativismo está presente. Digo não apenas na economia, mas também no quadro social”, declarou o chefe do Executivo goiano.
Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (Foto: Joabe Mendonça/ A Redação)
Homenageados
O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, recebeu a honraria como forma de reconhecimento ao seu papel na criação de políticas públicas voltadas à geração de emprego, renda e oportunidades, pilares que tornam Goiás um dos estados com melhor desempenho no setor cooperativista. O emedebista lembrou que a maior empresa de Goiás é uma cooperativa situada no município de Rio Verde.

Vice-governador Daniel Vilela (Foto: Joabe Mendonça/A Redação)
“Sem dúvida, o cooperativismo é um setor pujante para a economia e para o desenvolvimento de Goiás. Hoje, estou recebendo, na verdade, um compromisso de futuro com o cooperativismo goiano. Ao observar essa importância, estaremos sempre buscando inovar e criar políticas públicas que possam fortalecer ainda mais as cooperativas do nosso estado”, frisou o vice-governador.
Roberto Campos Neto, que também recebeu a honraria, é ex-presidente do Banco Central e atual chefe global de Políticas Públicas do Nubank. Durante sua gestão no BC, defendeu a importância do cooperativismo na democratização do crédito e impulsionou uma agenda de aperfeiçoamentos legais para o setor.
Ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto (Foto: Joabe Mendonça/A Redação)
“À época, nós criamos mais de 25 medidas, que tinham como finalidade melhorar o acesso a recursos, a governança e a diminuição da burocracia. O setor cresceu significativamente. Um estudo mostra que, durante a pandemia, o cooperativismo teve muito menos negativas a pedidos de crédito que o sistema normal. Receber esta homenagem é muito gratificante”, disse Campos Neto.
Outro a ganhar a comenda, Lajose Alves Godinho é pioneiro do cooperativismo no estado e foi presidente do Conselho de Administração do Sicoob Agrorural de 1998 a 2018, em Quirinópolis, no Sudoeste goiano. “Esse trabalho da OCB-GO é muito importante para mostrar o valor do cooperativismo”, destacou.
Lajose Alves Godinho (Foto: Joabe Mendonça/ A Redação)
Cooperativismo em Goiás
O cooperativismo em Goiás vive um momento de forte expansão. Em 2024, o setor cresceu 6%, alcançando 266 cooperativas registradas e 666 mil cooperados, que juntos impactam a vida de 2,5 milhões de pessoas. O ramo de crédito lidera o avanço, com R$ 56,6 bilhões em ativos.
Programas como o Coopera Goiás, criado pelo Governo Estadual em 2020, têm sido fundamentais para fomentar a criação e o fortalecimento de cooperativas, ampliando o alcance de um modelo que gera desenvolvimento, inclusão e prosperidade em todas as regiões do estado.