Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiânia

Procon Goiás autua 10 postos de combustíveis por aumento no preço do etanol

Valor chegou a R$ 4,87 o litro | 15.10.25 - 18:45 Procon Goiás autua 10 postos de combustíveis por aumento no preço do etanol Procon Goiás autuou postos de gasolina em Goiânia (Foto: Divulgação)
A Redação

Goiânia - O Procon Goiás autuou 10 postos de combustíveis por aumento abusivo no preço do etanol em Goiânia. O preço chegou a R$ 4,87 o litro em algumas regiões da capital. Os profissionais pediam as notas fiscais de entrada e cupons de venda do combustível de um período de 30 dias. Ainda no local, os agentes planilharam os dados e constataram a abusividade no aumento do etanol.
 
Em quase todos os estabelecimentos, de acordo com as notas apresentadas, no período entre 6 de setembro e 6 de outubro, foi constatada variação de mais de 30% na margem de lucro no litro do etanol comum vendido. Em um deles, os agentes do Procon Goiás verificaram elevação de mais de 43% nessa margem no litro do etanol aditivado.    
 
Em 2024 e 2025, o Procon Goiás fiscalizou 1419 postos de combustíveis, resultando na autuação de 440 estabelecimentos. Desses, 255 postos (cerca de 58%) foram autuados por aumento abusivo ou injustificado de preços. 

Leia mais:
Procon Goiás apreende 270 produtos vencidos em supermercado de Abadiânia

 
Notificações
Além dessas autuações, o Procon Goiás também notificou mais de 90 postos em Goiânia e também no interior do estado para que justifiquem o aumento nos preços dos combustíveis. Esses estabelecimentos terão de apresentar notas fiscais de entrada e cupons de venda de gasolina e etanol dos últimos 30 dias.  
 
Foram notificados postos em Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Nova Veneza, Bela Vista, Morrinhos, Trindade, Hidrolândia, Pires do Rio, Piracanjuba, Abadia de Goiás. Vale destacar que, recentemente, não houve anúncio de reajuste com elevação de preços por parte da Petrobrás. Com isso, caso seja constatada um eventual aumento abusivo e injustificado, o posto poderá ser autuado. 
 
O superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston, explica sobre a importância da fiscalização e como a população pode ser parceira nessas ações. “A fiscalização em postos de combustíveis é uma atividade contínua e estratégica do Procon Goiás. Estamos atentos no monitoramento do mercado para identificar e coibir quaisquer práticas irregulares. Além disso, reforçamos o papel da sociedade como parceira nessa missão, denunciando qualquer suspeita de irregularidade para que possamos agir com ainda mais eficácia”, afirma Marco Palmerston.  
 
Os 10 postos foram autuados por infração do artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, que trata sobre práticas abusivas, como o flagrante desequilíbrio entre o fornecedor e o consumidor na relação de consumo e também elevar sem justa causa preço de produtos e serviços. As empresas têm 20 dias para apresentar defesa. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351