Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Celebração de 100 anos

Wolney Unes realiza palestra sobre Art Déco em Goiânia

Diretor da Elysium destacou história do estilo | 22.10.25 - 22:48 Wolney Unes realiza palestra sobre Art Déco em Goiânia Wolney Unes (Foto: Taíssa Queiroz)
Taíssa Queiroz 

Goiânia - 
O diretor técnico da Elysium Sociedade Cultural e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Wolney Unes, realizou uma palestra sobre a Art Déco na capital goiana, nesta quarta-feira (22/10), na Estação Ferroviária. A ação integra o Circuito Nacional que celebra 100 anos do Art Déco. Além dele, o evento contou com palestras da professora e arquiteta, Mirian de Paula Rodrigues Belo (PUC Goiás) e da designer e pesquisadora, Genilda Alexandria (PUC Goiás).

Durante sua palestra, Wolney Unes destacou a história da Art Déco em Goiânia, mostrando como ela foi criada na capital, ilustrando com fotos. Ele abordou os motivo pelos quais a capital recebeu esse estilo de arquitetura, pontuando quatro tópicos: negação do passado, aplicação de novos materiais e técnicas, proposta de nova organização de linhas e demonstração de poder.

''Goiânia seria uma cidade totalmente nova, por isso teria novos materiais e poderiam ser usadas novas técnicas. Vale lembrar que a capital foi uma cidade planejada para isso, tendo sido pensada para demonstrar poder e organização'', ressaltou.

O professor ainda destacou que esse estilo valoriza sempre a identidade do lugar. ''Todos os lugares que tem um monumento no estilo Art Déco, possui alguma coisa que remete à sua raiz, como por exemplo a flor do Xixá, muito presente na capital, que pode ser encontrado na Mureta do Lago das Rosas''. 

Wolney Unes é doutor pela Unesp e professor na Universidade de Liverpool e no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Federal de Goiás desde 1991, promovido a titular em 2024. Lecionou em instituições internacionais como Université Stendhal (França), Seminário de Traunstein (Alemanha), Instituto Afro-Asiático (Áustria) e Universidade do Pacífico (EUA). Autor de mais de 20 publicações sobre patrimônio e arquitetura, foi indicado três vezes ao Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Atualmente é diretor técnico da Elysium Sociedade Cultural, conciliando docência, pesquisa e projetos de restauração.

Leia mais:
Prefeitua premia vencedores de concursos em alusão aos 100 anos do Art Déco
Elysium Sociedade Cultural premia vencedores do concurso de fotografia

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351