A Redação
Goiânia - A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), deu início neste mês ao Projeto Florescer Goiânia, ação que visa intensificar o plantio de flores em praças, canteiros e rotatórias da capital, resgatando a tradição de 'cidade das flores'.
Na primeira etapa serão plantadas, em diversos pontos da capital, mais de 80 mil mudas ornamentais, selecionadas por sua resistência ao clima tropical e pela floração intensa.
O primeiro plantio ocorreu, na Praça Wilson Sales, localizada entre as Avenidas T-63 e C-255, no Setor Nova Suíça. Ao todo, serão utilizadas cerca de 31 mil mudas ornamentais, entre elas Sálvia vermelha (Salvia splendens), Sálvia mix e Tagetes erecta mix (cravão). Espécies reconhecidas pela alta adaptabilidade ao clima tropical de Goiânia e pela floração intensa e prolongada.
Flores selecionadas
Segundo a engenheira agrônoma Ana Luiza, responsável pelo planejamento técnico, as flores foram selecionadas por apresentarem excelente desempenho em áreas ensolaradas e resultarem em canteiros de alto impacto visual. “Nos próximos 30 dias, as mudas começarão a florescer, e a praça será tomada por tons vibrantes de laranja, amarelo, vermelho e pelas cores intensas da Sálvia mix, transformando a paisagem urbana e devolvendo o encanto das flores à cidade”, destaca a engenheira.
Antes do plantio, a área passou por tratamento completo do solo, com incorporação de composto orgânico, correção nutricional por meio da adubação e revitalização dos canteiros, que somam 2.087,59 m². Até dezembro, a Comurg expandirá o plantio ornamental para outros pontos da cidade, incluindo a Praça Tamandaré e a rótula da Alameda Buritis com a Rua 26, no Setor Oeste; Praça Léo Lynce; Avenida Portugal, nas proximidades do Orion; Praça da Matriz de Campinas; Praça Ciro Lisita e Praça Engenheiro Eurico Viana (Pericota), na confluência da Rua 2 com a Avenida República do Líbano.