Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

entrevista

Nárcia Kelly destaca impulso no turismo de Goiânia com plano estratégico

"Seremos referência no setor", diz | 26.06.25 - 11:58 Nárcia Kelly destaca impulso no turismo de Goiânia com plano estratégico Presidente da Goiânia Tur, Nárcia Kelly (Foto: Anna Stella/A Redação)

Ludymila Siqueira 

Goiânia - 
A Capital goiana tem se consolidado na atração de turistas tanto de negócios como de lazer. E, pensando nisso, a  GoiâniaTur instaurou, dentre outras ações, um calendário com todos os eventos a serem realizados na cidade. A plataforma, disponível no site da Prefeitura de Goiânia, é alimentada pela autarquia e tem como objetivo, além de facilitar para os visitantes, também reforçar a agenda cultural dos goianienses. 

Em visita à sede do jornal A Redação, em Goiânia, na manhã desta quinta-feira (26/6), a presidente da GoiâniaTur, Nárcia Kelly, destacou as principais ações da Agência Municipal de Turismo e Eventos para o fortalecimento do roteiro turístico e econômico da Capital. Além da plataforma de eventos, ainda foi implementado, nestes seis meses de gestão, o Observatório do Turismo, que é um instituto de pesquisa dentro da própria autarquia para compreender o perfil dos turistas que visitam a cidade. Atualmente, Goiânia tem se destacado no turismo de negócios. 

A presidente adiantou o projeto Rota Sertaneja, que está previsto para ocorrer no final do mês de julho. A iniciativa reunirá 20 bares e restaurantes instalados em Goiânia, no período de 30 dias, para um concurso de novos talentos da música sertaneja. Conforme destacou Nárcia, serão abertas 30 vagas para artistas participarem. No entanto, a data de abertura das inscrições ainda é incerta. 

Art Déco
Nárcia Kelly comentou sobre a celebração do centenário de Art Déco no mundo e as atividades realizadas em Goiânia para fomentar este estilo de arquitetura. Segundo ela, a Capital goiana tem 22 prédios característicos com uso de formas geométricas, ornamentos e design abstrato. Todos eles estão localizados na Região Central. 

Durante as atividades de centenário, são realizadas ações que incentivam a valorização do Centro de Goiânia, bem como a atração de turistas. "Demos início com um evento especial realizado na Estação Ferroviária e contou com a presença do prefeito Sandro Mabel (União). Dentre as atividades estão os concursos de redação e fotografia com alunos da rede municipal de Educação. O resultado será divulgado no dia 24 de outubro, durante as celebrações de aniversário da Capital", detalhou.


Presidente da Goiânia Tur, Nárcia Kelly, em entrevista
à repórter Ludymila Siqueira (Foto: Anna Stella/A Redação)

Um pouco antes, em agosto, será realizado o evento Art Déco Debate, que reunirá autoridades para discutir sobre a preservação e importância do estilo arquitetônico centenário. Na ocasião, Nárcia revelou que viajará à França neste fim de semana, onde apresentará a arquitetura e as potencialidades de Goiânia. "É uma viagem sem custos à Prefeitura, pois fui convidada pelo Instituto Bebê Canguru, para um seminário sobre maternagem canguru, uma prática de cuidado humanizado para recém-nascidos. Inclusive, um projeto que já foi implementado em Bela vista de Goiás quando ainda era prefeita do município e, agora, queremos instalar também na Capital", detalhou.

Goiânia na rota do turismo brasileiro 
Em entrevista, Nárcia enfatizou que Goiânia é "referência" no turismo, sobretudo de negócios. Para Nárcia, os próprios goianienses devem levar isso pelo país. "Precisamos ressaltar a nossa cultura, a nossa gastronomia e nossas potencialidades. A cidade é muito rica de turismo, mas muitas vezes não passamos isso adiante", disse. 

Pensando em consolidar ainda mais a cidade como referência, a presidente da GoiâniaTur entregou ao prefeito Sandro Mabel o Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico de Goiânia (PEDT GYN 2025–2028).

O documento, que apresenta as ações que devem orientar o crescimento do turismo na capital nos próximos anos, foi construído em parceria com a Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), Sebrae Goiás, Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) e Fecomércio-GO. 

 
O plano se baseia no conceito de Destino Turístico Inteligente, que reúne inovação, tecnologia, segurança, acessibilidade, sustentabilidade, mobilidade e criatividade. Entre as ações previstas estão a modernização da infraestrutura turística, a ampliação dos serviços oferecidos aos visitantes e a capacitação de trabalhadores da área. 


Presidente da Goiânia Tur, Nárcia Kelly, em entrevista
à repórter Ludymila Siqueira (Foto: Anna Stella/A Redação)

“Goiânia tem uma dificuldade histórica em definir sua identidade turística. Quando alguém visita a cidade, a tendência ainda é indicar passeios em cidades vizinhas, como Pirenópolis ou Caldas Novas, no entanto, Goiânia tem muito a oferecer e precisa se reconhecer como destino. Nossa cidade é acolhedora, tem uma gastronomia única, do x-salada à alta culinária, uma vida noturna vibrante, museus, parques, patrimônio Art Déco e agora está inserida em roteiros culturais e gastronômicos organizados”. 
 
A presidente também destacou as estratégias de divulgação, como o calendário integrado de eventos, disponível por QR Code em hotéis, bares, restaurantes, na rodoviária, aeroporto e na região da 44, por meio dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs). “Estamos trabalhando com o Sindicato dos Guias de Turismo, agências e todo o trade para garantir que o visitante saiba o que encontrar aqui”, explicou. 
 
Nárcia também detalhou sobre as ações de estruturamento turístico para a temporada da MotoGP, a ser realizada em Goiânia no próximo ano. Segundo ela, além da competição automobilística, haverá outros eventos simultâneos, como festivais. 



 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351