Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

SEM CARNE VERMELHA

Peixe de água doce ou salgada: qual é o mais saudável?

Especialista fala dos principais benefícios | 20.03.22 - 08:00 Peixe de água doce ou salgada: qual é o mais saudável? Tilápia (Foto: Reprodução)
Gabriel Neves 
 
Goiânia - Passados os dias de folia do carnaval, muitos cristãos entram no período de quaresma. Esses 40 dias entre a Quarta-feira de Cinzas e a Páscoa são marcados, para muitos, por promessas e abstenções – inclusive alimentares. Para várias pessoas, o consumo de carne vermelha, por exemplo, é substituído. E é aí que o peixe, que já figura entre os queridinhos de quem opta por uma dieta mais saudável, ganha ainda mais força. 
 
Mas você sabe quais são os valores nutricionais do peixe? Qual tipo é mais saudável? Pensando em tirar as dúvidas, o jornal A Redação consultou a nutricionista Nathália Urzeda. A profissional explica os principais valores nutritivos que os peixes fornecem ao corpo humano, qual melhor opção para aqueles que vão passar um longo período se alimentando só com base nessa proteína, entre outros tópicos; confira:
 
Por que o peixe é uma opção saudável? 
“A carne do peixe, de forma geral, é uma das mais saudáveis que existem. Os dois tipos de peixes, tanto do mar quanto do rio, possuem os mesmos componentes e são equivalentes em uma alimentação. O tipo de gordura predominante é a poli-insaturada. Destaque para o ômega-3, que proporciona grandes benefícios, como: diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (derrame cerebral); redução da pressão arterial; ação anti-inflamatória; diminuição das taxas de triglicérides; diminuição do colesterol total no sangue”, explica Nathália.
 
 
Valores nutritivos e principais diferenças
De acordo com Nathália, os peixes possuem boa quantidade de vitaminas e minerais. No entanto, são os água salgada que se destacam por possuir uma variedade maior de nutrientes. Também há quantidade superior de ácido graxo ômega 3 – uma gordura positiva e que não é produzida pelo organismo humano.
 
“Os peixes também são fontes das vitaminas A e B, micronutrientes importantes no processo de metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas do organismo. Algumas espécies também são ricas em vitamina D, complexo fundamental para a absorção do cálcio, promovendo a saúde dos ossos e fortificando os dentes”, arremata a especialista. 
 
Para obter os nutrientes presentes nos peixes, além da escolha, é fundamental que se acerte no preparo, ou seja, servi-los assados, cozidos ou grelhados para desfrutar melhor de seus benefícios. 
 

(Foto: Reprodução/Ceraflame)

Peixes magros e peixes gordos
- Alguns exemplos de peixes magros são: bacalhau, badejo, carpa, corvina, dourado, garoupa, linguado, pescada, bacalhau, bonito, cação, carpa, dourado, espada, lambari, linguado, merluza, namorado, pescada, pintado, robalo, tainha, truta. 
 
- Peixes gordos: Atum, ancho, bagre, cavala, pirarucu, sardinha, traíra e tucunaré.
 
Características nutricionais 
 
Peixes de água doce
- Possuem mais gordura;
- São um pouco menores que os de água salgada;
- Ricos em nutrientes como vitaminas e minerais, tais como selênio, fósforo, potássio, vitamina B12, niacina, vitamina B6, entre outros que atuam diretamente no organismo, acelerando o metabolismo, reduzindo o risco de doenças crônicas, prevenindo vários tipos de câncer, além de melhorar a saúde do cabelo e fortalecer o sistema imunológico.


(Foto: Reprodução/Receiteria)
 
Peixes de água salgada
- Carne é mais leve e tem menos gordura;
- Alguns com teor maior de proteína; 
- No mar, tem peixe de água quente, que é mais mole, e o peixe de água fria, que é mais duro e gorduroso como o salmão e o atum;
- Maior quantidade de ômega 3, gordura boa que é aliada ao cérebro e ao coração, ela ajuda na redução do colesterol e também fortalece o sistema imunológico;
- São excelentes fontes de nutrientes, reservam grande quantidade de sais minerais, como cálcio, fósforo, iodo e cobalto, fundamentais para a formação dos ossos, fornecimento de energia e para a absorção da glicose no corpo;
 
Peixes considerados saudáveis e indicados para consumo
- Salmão;
- Linguado;
- Bacalhau;
- Sardinha;
- Garoupa;
- Robalo;
- Pescadinha;
- Cavala;
- Arenque;
- Tilápia; 
- Dourado; 
 
Benefícios do consumo prolongado de peixes
- Melhora a memória e a saúde do cérebro;
- Previne doenças cardiovasculares; 
- Fortalece ossos e dentes; 
- Potencializa a imunidade;
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351