Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Fica 2012

Sustentabilidade em prática no Fica 2012

Ações que buscam conscientização | 06.06.12 - 23:53
A preocupação com os impactos ambientais das diversas atividades humanas se faz, cada vez mais, presente no dia a dia da sociedade. Apesar de estarmos longe do ideal, é inegável o avanço que vem sendo observado ao longo do tempo. A melhoria da qualidade ambiental depende da postura que cada cidadão adota frente a essa questão. Pequenas atitudes geram grandes mudanças.

Parafraseando Mahatma Gandhi, “devemos ser a mudança que queremos ver no mundo". Portanto, um festival cuja essência é a temática ambiental, como o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), não poderia deixar de se comprometer a adotar práticas que minimizem seus
impactos ambientais negativos.

Nesse sentido, desde 2011, foi elaborado um planejamento com o objetivo de se reduzir tais impactos gerados antes, durante e depois do festival. Esse trabalho teve como base a elaboração de planilhas contendo os principais aspectos ambientais do evento e seus respectivos impactos. Isso possibilitou
o estabelecimento de indicadores ambientais, objetivos e metas de redução e, finalmente, a definição das ações e responsabilidades.

Dentre as metas estabelecidas foram definidas a redução da geração de resíduos, do consumo de energia e da emissão de gases de efeito estufa. Outra questão de grande relevância foi a necessidade de restauração ambiental de todos os ambientes utilizados pelo evento.

Para tanto, diversas medidas foram adotadas, tais como a priorização na contratação de fornecedores locais; o fortalecimento da campanha via divulgaçao eletrônica (SMS, sites, mídias e rede sociais); a capacitação de fornecedores e colaboradores; a elaboração de materiais e brindes com materiais reutilizados, como banners, uniformes e cartazes; coleta seletiva de lixo com associações locais; estímulo à carona solidária; utilização de biodiesel nos geradores e a inclusão de artistas no Fórum Ambiental.

Não resta dúvida que este é um grande desafio. Mas não é maior que nosso desejo de acertar. São exatamente estes grandes desafios que nos motivam e nos fazem buscar soluções na busca por um Fica cada vez mais sustentável.

Emiliano Lobo de Godoi é Professsor Drº na Universidade Federal de Goiás (UFG) e consultor de Meio Ambiente no Festival Internacional de Cinema e
Vídeo Ambiental (Fica)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351