Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Lamartine Moreira

Conhecimento técnico e responsabilidade social para obras mais seguras

| 15.04.24 - 12:07
O mês de abril é marcado pela conscientização sobre a importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho. A campanha do Abril Verde é um momento que dá visibilidade para a importância de se discutir a prevenção de acidentes no trabalho. A urgência do assunto é comprovada pelos dados do Ministério Público do Trabalho (MPT), que aponta que o setor da construção civil é um dos ambientes mais propícios para a ocorrência de uma fatalidade que resulte no falecimento de um trabalhador.
 
É importante observar que em Goiás, o cenário atual é alarmante. De acordo com dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por meio da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), entre os 246 municípios do Estado, 391 ocorrências de acidentes na construção civil foram registradas em 36 localidades, só no ano de 2022. 
 
Para reverter esse cenário alarmante, medidas estratégicas são essenciais. Entre elas, destaca-se a implementação efetiva da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), o cuidado com a organização na obra; a capacitação contínua dos colaboradores e a exigência do uso obrigatório de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). É imprescindível também que os engenheiros e supervisores de obra conheçam as Normas Regulamentadoras de acordo com cada finalidade. Cada procedimento deve ser seguido segundo as NRs vigentes, para garantir o andamento dos serviços com segurança e de maneira correta.
 
Os dados apresentados sobre acidentes de trabalho em municípios goianos envolvendo o setor da construção civil evidenciam uma realidade preocupante e uma necessidade latente da implementação de ações direcionadas à promoção da segurança no trabalho. O Abril Verde não apenas nos lembra da importância dessa temática, mas também nos convoca a agir de maneira decisiva e responsável no cotidiano, aparados pelo conhecimento técnico e a reponsabilidade social.
 
*Lamartine Moreira é engenheiro civil e presidente do  Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351