Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Gerson Tertuliano

O Sindicato deve, sim, atuar politicamente

| 23.09.14 - 18:44
 
Goiânia - Ao contrário da opinião de alguns colegas sindicalistas, defendo com cada vez mais convicção de que os sindicatos não somente devem se posicionar firmemente nas questões políticas como também devem participar ativamente na escolha dos futuros detentores de cargos eletivos, como apoiadores e formadores de opinião, tendo apenas o cuidado de que possíveis influências partidárias não sejam levadas para dentro do movimento sindical.
 
O apoio às candidaturas que se identificam com os interesses dos trabalhadores é fundamental para que possamos formar uma base parlamentar capaz de impedir que os direitos conquistados sejam diminuídos ou mesmo flexibilizados. Hoje é do conhecimento da categoria que a atual bancada de parlamentares que defende as causas sindicais não chega a 100 deputados e alguns poucos senadores, ao passo que o empresariado conta hoje com quase três centenas de parlamentares, e com a perspectiva ainda pior de que esta defasagem possa aumentar nesta eleição de 2014.
 
Esta situação é muito grave se levarmos em conta os movimentos de grupos empresariais que estão defendendo junto à presidente da república ações muito prejudiciais ao mundo do trabalho como, por exemplo, a alegação de que a CLT está defasada e precisa urgentemente ser revista tirando várias conquistas. Defendem o fim da multa contratual pela demissão imotivada, a terceirização precarizante, e o fim do salário mínimo profissional dos Engenheiros conquistado pela lei 4950-A, entre outras causas muito prejudiciais aos trabalhadores.
 
A bancada federal dos trabalhadores, sem confundir com a do Partido dos Trabalhadores (PT), mas com todos que defendem os trabalhadores cumpre, portanto, papel fundamental no parlamento federal com representação e defesa da pauta trabalhista. E hoje, por estar muito reduzida, precisa que todos nós engenheiros filiados ou não, trabalhemos firmemente para que nas próximas eleições de outubro levemos um número significativo de políticos que realmente representem nossa categoria e força de trabalho. Com todos nesta luta poderemos colocar representantes que nos permitam voltar a sonhar com uma nação trabalhista mais justa, próspera e feliz. Boa eleição a todos! 
 
*Gerson Tertuliano é Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (SENGE-GO), engenheiro eletricista e de segurança do trabalho.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351