Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Carmen Silvia Carvalho

Dia do Professor: O privilégio de inspirar vidas

| 15.10.14 - 20:13 Dia do Professor: O privilégio de inspirar vidas .

Goiânia - A Docência é um ato de amor! Amor pela sociedade, amor pelos homens, amor por uma escolha profissional. A Educação é a única forma verdadeira de transformação da sociedade e a máxima de que ‘se queremos mudar o mundo devemos começar pela nossa mudança’ também se aplica à prática docente. Ou seja, se queremos transformar a sociedade, precisamos transformar nosso olhar sobre a Educação, sobre nosso fazer pedagógico enquanto docentes e também enquanto discentes. A Educação é um processo que envolve todos: professores, alunos, colaboradores, familiares, sociedade. Somos todos educadores em algum momento de nossas vidas.
 
Este texto, ao contrário de muitos que são produzidos, não tem caráter de denúncia. Ele se constrói alicerçado por profissionais que amam o que fazem que se dedicam à sua profissionalização, buscando as melhores e mais eficazes ferramentas para mediar a aprendizagem de seus alunos. Que estimulam sua autonomia, reflexão e criticidade. São profissionais que estão em busca permanente de formação e renovação de saberes e olhares.
 
Para Moran (2012), aprendizagem eficaz é aquela que toca a alma do aluno, que o mobiliza a se colocar a caminho, que nutre suas emoções e oferece condições de buscar sua realização com alegria. Feliz de nós, professores, que temos a oportunidade de alimentar sonhos e auxiliar na construção das ferramentas para a realização de cada um deles por nossos alunos.
 
O final do século XX foi marcado pela globalização e com ela uma nova sociedade se formou e se consolida a cada dia: a sociedade da informação. Segundo Lévy (1993), modificou-se a velocidade da construção das bases cognitivas e do funcionamento social, ou seja, há um novo tempo de aprendizagem, de renovação de informação e reconstrução cognitiva.
 
Assim, neste Dia dos Professores, enfatizamos que os desafios da sala de aula contemporânea abrangem um espectro amplo, em que docentes e discentes deverão construir um novo caminho, de parceria e responsabilidade colaborativa, compreendendo que as informações são processadas dentro de um tempo cada vez mais curto e rápido e que a tecnologia é um recurso com múltiplas ferramentas, possibilitando a mediatização entre a sala de aula e a sociedade do conhecimento. Ou seja, buscando metodologias de ensino e estratégias que privilegiem a utilização de recursos de ensino e aprendizagem favorecendo uma aprendizagem autônoma aos alunos. 
 
Assim, é responsabilidade do professor refletir sobre quais as melhores práticas pedagógicas para que seus alunos construam seus conhecimentos de forma significativa e crítica, compreendendo que é por meio delas que se dará a aprendizagem.

Diante da importância deste profissional e de todas as atividades que realiza – e são inúmeras - reverencio a Docência, o Dia dos Professores, na certeza de que sem este profissional a sociedade perde demasiadamente. Que possamos, neste dia e em todos os dias, olhar os professores de nossos filhos e os nossos professores como parceiros na solidificação de quem somos. Como parceiros de sonhos e de conquistas.
 
Que neste dia possamos, de fato, dedicar o reconhecimento necessário a esta categoria profissional tão desvalorizada historicamente e tão essencial à transformação.
 
Sinto-me profundamente grata por ser professora! Esta é minha escolha de vida, minha paixão! Educo a mim, a cada dia, educando pelo exemplo meus alunos e sendo por eles educada. A certeza do inacabamento, como dizia Freire (1996), nos dá a exata noção de nossa busca interminável!
 
Agradeço a cada mestre que passou por minha vida, aos que me nutriram com afeto e respeito e me fortaleceram o desejo de hoje ser professora! Aos que me deixaram carente e sedenta, e assim também me auxiliaram a escolher a Docência e fazer diferença por onde eu passasse me dando o privilégio de hoje inspirar vidas!
 
Feliz Dia dos Professores a todos os profissionais dedicados, competentes e transformadores! Valorização, respeito, reconhecimento e gratidão é o meu desejo para cada um de nós, hoje e em todos os dias!
 
*Carmen Silvia Carvalho é professora do curso Formação de Professores em Didática e Gestão Educacional do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (Ipog).

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351