Pela 5ª vez o mais influente da web em Goiás. Confira nossos prêmios.

Padre Mario Bonatti

Os 200 anos do nascimento de Dom Bosco

O santo é chamado de pai e mestre da juventude | 13.08.15 - 19:50

O mundo salesiano celebra em 2015 o bicentenário do nascimento de Dom Bosco. Desde o ano de 2012 foram programadas diversas atividades celebrativas e estudos para lembrar o bicentenário do nascimento do grande educador que foi Dom Bosco, cujo método inspira e orienta a ação não só dos salesianos e das irmãs salesianas, mas de toda a família salesiana no mundo inteiro, empenhada num único projeto, a evangelização e a educação dos jovens como cristãos e bons cidadãos.
 
São milhões de jovens e adultos que conhecem e amam esse santo chamado pai e mestre da juventude, nascido no norte da Itália, no dia 16 de agosto de 1815. Uma vasta rede mundial de 15 mil salesianos, padres e irmãos, 14 mil irmãs salesianas, milhares de cooperadores externos e 30 grupos de religiosos e leigos, entre os quais está a Canção Nova, formam a família salesiana, animando centenas de milhares de profissionais, todos envolvidos de algum modo na educação da juventude.
 
A importância dessas celebrações está ligada à prática e à difusão do sistema educativo de Dom Bosco que, há mais de 150 anos (desde 1841), tem se mostrado eficaz no mundo inteiro, em todas as culturas e em todas as idades e classes sociais. O sistema educativo de Dom Bosco baseia-se em três princípios: razão ou racionalidade no que se faz, religião e afeto no tratamento com as pessoas.
 
Em Lorena (SP), desde 1890, quando chegaram os salesianos vindos do Uruguai, multiplicaram-se as atividades educativas no Colégio São Joaquim, no Centro UNISAL, na Fatea, no Instituto Santa Teresa, na Casa Maria Auxiliadora, na área social e nos oratórios festivos das periferias da cidade.
 
O Colégio São Joaquim celebra, em 2015, 125 anos de serviço à educação. Os ex-alunos salesianos do Colégio e do Centro UNISAL mantêm, desde 1901, a União dos Ex-alunos de Dom Bosco, participando de um projeto mundial que desenvolve serviços a favor da juventude. Existe em Lorena o Santuário São Benedito e o de Dom Bosco.
 
O desafio de fazer hoje o que Dom Bosco fez no seu tempo é o que move esta multidão de pessoas para evangelizar e educar os jovens como ele fez, somando esforços com todos os homens e mulheres que se dedicam à educação em vista de um futuro melhor.
 
O Reitor-mor dos salesianos, padre Ángel Fernández Artime, deixou esta mensagem: “Este bicentenário quer ser, para todos nós, e em todo o mundo salesiano, não tanto um tempo de festejos sem qualquer transcendência, mas uma ocasião preciosa que nos é oferecida para contemplar o passado com gratidão, o presente com confiança, e sonhar o futuro da missão evangelizadora e educativa da nossa Família Salesiana” com esperança.
 
“Meus caros jovens, eu vos amo de todo coração, basta-me saber que sois jovens para que vos ame profundamente" (Dom Bosco)
 
* Padre Mario Bonatti é sacerdote salesiano de Dom Bosco (SDB), formado em teologia na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma, licenciado em letras neolatinas e doutor em linguística antropológica. É professor universitário, além de atuar na área do ecumenismo e da comunicação. Seus livros mais conhecidos são: “A vida tem a cor que você pinta!”, da editora Loyola, e “Cristãos de atitude”, da Editora Canção Nova.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351