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Paulo Renato Fava Adorno

Você usa óculos?

| 25.11.15 - 11:01
Goiânia - Saúde ou moda...

O segmento de ótica, que une saúde e acessórios e hoje faz parte da moda, mesmo em época de recessão, é promissor e indispensável à população.
 
Os óculos solares e receituários fazem parte das nossas vidas. Portanto são itens que não podem faltar e pelo fato de serem indispensáveis aos consumidores, prezamos cada vez mais pela qualidade dos produtos comercializados e os serviços prestados.  

Claro que o fato de ser indispensável não significa garantia de sucesso. Sucesso de quê? Sucesso em um negócio de franquia de ótica, por exemplo. O sucesso ou a imortalidade da franquia irá depender de uma série de outros fatores, tais como, o perfil do fraqueado, ponto comercial, gestão, capital de giro entre tantos outros.
 
Se você já leu até aqui e pensa em abrir uma franquia atente para pontos importantes.
 
Ao imaginar em investir em um negócio, você deve, antes de mais nada, ter um perfil empreendedor. E, no caso de franquias, confira a seriedade do franqueador, o investimento, a taxa de franquia,royalties e fundo de propaganda, a escolha do ponto e disponibilidade de mão de obra, são alguns fatores fundamentais para o sucesso de uma franquia. Agora sim, está na hora de fazer as contas e o plano de negócios.
 
Uma vez definida a marca que deseja investir, há algumas questões a ser consideradas. Antes de efetivamente assinar o contrato, verifique a estrutura de apoio ao franqueado; como são realizados os treinamentos; se existe consultoria de campo; quais são as regras do ponto comercial; quais são as regras para se abrir mais de uma unidade franqueada; e qual é o capital realmente necessário para abrir uma franquia. O candidato a franqueado, antes de investir, deve fazer um levantamento para saber quais são as empresas franqueadoras que se prepararam para enfrentar a crise e se preocupam em melhorar com freqüência a sua gestão, sem medo de continuar a crescer. Sempre vale a pena investir em uma franquia desse tipo.
 
Considerando que você já avaliou todos os aspectos e está certo de que o modelo de negócio de franquias é o melhor para você, vamos falar sobre o cenário atual.
 
A crise também é um momento de oportunidades!
 
Na crise econômica, montar um negócio pode ser uma forma de você não ser parte das estatísticas do aumento do desemprego. Ou ainda, uma oportunidade de ganhar mais do que como empregado de uma empresa.
 
Segundo pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising) entre os setores que mais cresceram no 1º trimestre de 2015, em relação ao mesmo período do ano passado, estão o de saúde e beleza, que juntos aos de esporte e lazer alcançaram faturamento 24% maior, saltando de R$ 9,3 bi para R$ 11,5 bi no período.
 
O franchising brasileiro desafiou as estatísticas e cresceu 13% no segundo trimestre do ano, com faturamento acumulado de R$32,5 bi, em meio a uma das piores crises econômicas da última década.
 
Só para finalizar, considere alguns pontos para você conquistar o sucesso na sua franquia: ter capital para investir no negócio, ter uma reserva adicional para levantar a empresa e caso não tenha o capital de giro necessário para montar o negócio, então não entre. A constante ausência dos franqueados na condução do negócio e entram no negócio considerando que podem delegar  a administração para sócios, filhos, funcionários, sogro, gerentes e esposas, periquito ou papagaio é um erro de percurso. Busque o ponto comercial adequado ao conceito da sua franquia. Considere, portanto, que o modelo de franquia é para quem está disposto a seguir padrões estabelecidos.
 
*Paulo Renato Fava Adorno é analista do Sebrae Goiás

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