Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Maurício Marques

Vale a pena fazer um intercâmbio para aprender espanhol?

| 25.03.17 - 09:56 Com a liberação do saque das contas inativas do Fundo de Garantia (FGTS) pelo governo federal, muitos brasileiros têm aproveitado a oportunidade para realizar o sonho de fazer um intercâmbio. Contudo, muitas vezes, o valor recebido pode não ser suficiente para um programa de maior duração e com foco na língua inglesa, mas sempre vale a pena analisar outras opções, como o espanhol, por exemplo. 
 
Muitos estudantes questionam a relação custo-benefício do destino, por acreditarem que com o famoso “portunhol” irão conseguir se sair bem, seja no mercado de trabalho ou viajando. Mas, não é bem assim. Mesmo sendo uma língua simples de aprender, ela é extremamente estratégica, sendo o quarto idioma mais falado no mundo. Então, não vale a pena ficar fazendo feio por aí.
 
Ter conhecimento em espanhol pode abrir muitas formas e saídas profissionais tanto na América do Sul quanto na Europa. Seja para relações comerciais, turismo ou até mesmo para ter uma alternativa no mercado de trabalho em meio ao estado crítico em que o Brasil se encontra.
 
Outra vantagem é sua relação custo-benefício. Em geral, os destinos de intercâmbio voltados para essa língua saem bem mais em conta do que os dedicados ao inglês. Cá entre nós, não faltam boas opções de países para estudar a língua. Até separei algumas para você ver. Confira:
 
Cuba – quem escolhe Cuba como destino pode mergulhar em um universo paralelo completamente diferente do que vivemos. Se essa for a sua escolha, talvez você demore um tempo até entender o funcionamento do país, mas nada muito preocupante. No começo, será estranho ter a internet limitada ou não usar cartões de crédito, contudo te garanto que não demora para você se surpreender com o país. E, além de toda a experiência cultural, vale lembrar que você estará em uma ilha do paradisíaco mar do Caribe e não faltarão belas praias ao seu redor.
 
México – outra opção muito procurada pelos brasileiros que querem aprender espanhol é o México. Conhecido por suas belíssimas praias, esse destino também transborda história e possui uma grande diversidade natural, arqueológica e cultural. Trata-se de um destino extremamente interessante e capaz de proporcionar vivências realmente diferenciadas e inesquecíveis. 
 
Espanha – entre os destinos mais desejados está a Espanha. Isso porque o país possui um custo de vida bem mais baixo quando comparado com o restante da Europa e o calor mediterrâneo também agrada bastante, principalmente, os apaixonados pelo verão. Além disso, a energia dos jovens universitários dá um toque especial às cidades, lotando os milhares de pubs, bares e casas noturnas todos os finais de semana. Isso sem contar, Ibiza e Barcelona que são uma experiência à parte!
 
Argentina – para fechar os melhores destinos para aprender espanhol, não há lugar melhor do que a terra dos nossos hermanos argentinos, um dos países que mais tem recebido turistas brasileiros nos últimos anos. Por conta da proximidade com o Brasil, idioma e outras facilidades – não precisa nem de visto! – o intercâmbio na Argentina tem conquistado o coração dos brasileiros. Além disso, o peso argentino, que vale menos que o real, também contribui muito para a popularidade do destino por aqui. Se essa for a sua escolha já se esquece dessa história de rivalidade (ela só funciona no futebol!), o povo argentino é especialmente receptivo com os brasileiros.
 
Como você pode perceber, aprender espanhol pode ser um excelente investimento tanto para a sua carreira quanto para a sua vida. Todas as opções de intercâmbio para o aprendizado dessa língua prometem imersões culturais extremamente ricas e edificantes. E, o melhor, cabem no seu bolso! Sendo assim, não perca mais tempo, aproveite o momento oportuno e já comece a planejar seu destino favorito! Se tiver qualquer dúvida, também não hesite em me procurar uma agência especializada para te ajudar.
 


*Maurício Marques é diretor comercial da Global Study, franquia de intercâmbios.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351