Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Dorothy Irigaray

Como o coaching pode alavancar a sua carreira?

| 21.07.17 - 16:55

Goiânia - O desemprego já atinge 14,2 milhões de brasileiros, segundo dados de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatíticas (IBGE). Por isso, diversos profissionais têm apostado no coaching como um diferencial para o mercado de trabalho, e com razão.
 
O coaching é um processo que foca no desenvolvimento partindo do autoconhecimento e que tem se consolidado como uma das estratégias de desenvolvimento mais eficazes, pois possibilita ao indivíduo um aprendizado comportamental e crescimento sustentáveis, já que o foco é gerar autonomia no desenvolvimento.
 
Outra vantagem da estratégia, é que ela promove condições para ampliar as ferramentas pessoais para entrega de mais resultados, ampliando o repertório de habilidades pessoais.
 
Imagine que você e seu amigo que fizeram o mesmo curso estão em busca de uma mesma vaga de trabalho. Teoricamente, ambos possuem a mesma bagagem técnica e acadêmica, mas como selecionar entre um candidato e outro? Nesta hora, será avaliado inteligência emocional, produtividade e como será o seu relacionamento com os colaboradores.
 
Por meio deste exemplo, podemos esclarecer diversas coisas sobre o coaching, como a aplicabilidade. Muita gente ainda acredita que a estratégia é usada apenas para pessoas que exercem cargos de liderança, os gestores. Contudo, isso não é bem verdade, pois a estratégia é essencial para todas as áreas, inclusive a sua.
 
Hoje existem vários nichos em que o coaching tem sido especificamente utilizado, agregando diferentes conhecimentos para ampliar seus resultados, dentre elas: Coaching Executivo ou Profissional, Coaching de Vida, Coaching de Carreira, Coaching Financeiro, Coaching de Equipe e também o Coaching especificamente focado no exercício da liderança: Líder Coach.
 
Dentre as competências essenciais que são despertadas com o coaching, está a relação construtiva com o meio e com outros seres humano, com maior ênfase em:  comunicação, percepção, escuta empática, empatia, identificação e aplicação de estratégias eficazes de desenvolvimento, solução de problemas, mapeamento de obstáculos e estratégias de superação e desenvolvimento contínuo.
 
E é sabido que tanto na atuação profissional quanto na vida cotidiana, diante de  momentos mais desafiadores, o que diferencia os indivíduos que conseguem lidar construtivamente dos que não conseguem, são as habilidades comportamentais e não necessariamente as técnicas.
 
*Dorothy Irigaray, psicóloga organizacional, sênior coach pelo Instituto de Coaching Integrado e coordenadora do curso de pós-graduação em Essential Master Coaching do IPOG.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351