Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Gavroche Fukuma
Gavroche Fukuma

Tecnologia / gafukuma@gmail.com

Tecnologia

Um novo perfil na PSN?

Finalmente no ar a PSN brasileira | 21.07.11 - 19:31

Sabe, eu tenho um amigo que está com uma dúvida terrível; desde que a Sony anunciou que iria lançar uma versão oficial da sua rede virtual para jogos em rede aqui no Brasil, ele já vem me importunando e pedindo opiniões sobre o que fazer com o seu perfil antigo PlayStation Network.

Pra quem joga videogame, principalmente o PlayStation3, e acompanha essa movimentação digital, certamente já sabe do que eu estou falando. A questão é que como não havia um PlayStation Network (PSN) aqui no Brasil, não havia como os brasileiros terem acesso ao download de demos (jogos em versão reduzida para teste) ou desafiar outros jogadores ao redor do mundo.

A única solução para conseguir acesso à PSN era ter o seu PS3 e registrar-se com um endereço de residência nos Estados Unidos. Ao todo, estima-se que mais de 350 mil brasileiros utilizaram-se desse recurso, que eu não sei se viola alguma lei brasileira, mas que certamente não é algo recomendável, a não que ser que você seja mesmo muito maníaco por videogames e quisesse muito entender como seria essa experiência incrível de jogar um jogo de tiro com seus melhores amigos, cada qual em sua casa, mesmo que eles morassem do outro lado do mundo.

Eu estou só falando desse amigo meu... eu jamais faria algo que pudesse ser considerado ilegal, assim como não apoio quem o faça.

Pois hoje finalmente foi ao ar a prometida PSN brasileira, a segunda PSN da América Latina, logo atrás da mexicana. Segundo a Sony BR, a expectativa é de que até o final do ano 1 milhão de jogadores se inscreva.

Aí imagino que muitos estejam se perguntando, afinal de contas, qual seria a grande dúvida desse amigo meu? O único problema é que ao participar da PSN, fingindo-se ser um residente americano, o jogador brasileiro acumulava troféus, que seria uma espécie de histórico das suas melhores performances: essa era uma das únicas formas de aferir o nível de destreza do jogador.

O problema é que não existe uma forma de migrar os troféus do seu perfil. Se você quiser ser um jogador da PSN Brasil, você deverá criar um novo perfil, deixando para trás aquele que já existia.

Como principal vantagem para realizar esse “abandono” de perfil e adoção de uma nova identidade, surge pela primeira vez aos fãs da plataforma PlayStation a chance de comprar games inteiros online. Ao invés de comprar o disco de bluray, que como qualquer mídia poderia se estragar e riscar com o tempo, ao comprar games por download na PSN BR ele ficaria instalado diretamente no HD do seu aparelho, vinculado ao seu perfil.

Melhor ainda, jogos muito legais como “ModNation Racers” e “Assassin’s Creed II” estão mais baratos em download do que se comprados em disco. Os carrinhos malucos de “ModNation Racers”, por exemplo, podem chegar a R$ 199,00 em lojas físicas, contra apenas R$ 85,00 na versão de download.

Entre essas e outras, eu diria que se eu fosse mesmo esse louco por videogames que fez um cadastro falso só pra ter acesso à PSN americana, neste momento eu estaria pensando seriamente em abandonar troféus e iniciar uma nova carreira no mundo dos games online. Acho que no longo prazo a tarefa de reconquistar troféus pode render uma boa economia na hora de comprar novos jogos.

Pra bom entendedor, pingo é i.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Gavroche Fukuma
Gavroche Fukuma

Tecnologia / gafukuma@gmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351