Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Gavroche Fukuma
Gavroche Fukuma

Tecnologia / gafukuma@gmail.com

Tecnologia

Solução portátil para notebooks

Confira as últimas novidades tecnológicas | 23.09.11 - 10:07 Solução portátil para notebooks MP250 da Edifier (Foto:divulgação)

 

 
Já tem algum tempo que eu estou pra postar esse review. Na verdade, assim como em outros artigos que eu já publiquei aqui, este não chega nem a ser exatamente um review, mas muito mais uma dica para quem anda sofrendo de problemas como a redução de tamanho de toda a nossa tralha eletrônica.
 
Se você parar para pensar, com exceção de relógios, TVs e telas de celulares - que estão cada vez maiores-, computadores, HDs, micros systems, home theaters e todo o resto tem reduzido de tamanho. No caso dos notebooks a troca é mais do que justa, afinal de contas os desktops ocupam um espaço caríssimo dentro dos apartamentos cada vez
mais apertados. Pior ainda, com um notebook é possível se conseguir uma performance tão eficiente quanto a de um desktop de boa qualidade, como é o caso dos Macbooks Pro e de alguns outros notes, que contam até com placas de vídeo dedicada.
 
No entanto, o que nenhum fabricante conseguiu resolver nessa equação é como compensar a perda de qualidade dos alto-falantes embutidos. Nestes últimos dias vim testando uma caixa de som portátil que não é a solução para você dar uma festa, mas que resolveu perfeitamente a deficiência de sons graves do meu note, que modéstia a parte já conta
com bons falantes originais de fábrica.
 
Na questão visual fica evidente que a MP250 da Edifier foi pensada como algo que combinasse perfeitamente com os Macbooks Pro, mais especificamente o de 13 polegadas, mas é claro que as caixinhas podem ser usadas em qualquer notebook. Se você pensou em ligá-las no seu iPod ou iPhone, talvez essa não seja a solução ideal, já que as caixinhas precisam de alimentação de 5 volts, recebida apenas pela entrada mini USB, que por sinal é a mesma que envia o som (dados). Neste sentido ela realmente é perfeita, pois não necessita de instalação para dados e energia separadas, nem tão pouco da instalação de software para funcionar: ela é absolutamente plug and play.
 
Mesmo assim, a MP250 dispõe de entrada 3,5 mm. Então, se você quiser mesmo, a qualquer custo, liga-lá a um iPod, a dica é pegar um carregador de celular velho e plugá-lo na tomada pela porta mini USB, usando a entrada P2 para enviar o som. 
 
Mas falando sobre a qualidade sonora, como eu já comentei, a proposta não é botar som pra uma festa, mas para um pequena reunião de amigos, ou para alguém que precise editar vídeos com som, ou simplesmente para você curtir um som enquanto trabalha, a MP250 é uma boa pedida, além de ser bem bonita. Por falar em beleza, essa coisinha, que cabe facilmente em qualquer bolsa ou mochila sem incomodar, nem pesar, já ganhou em 2011 três prêmios de design: o Red Dot Design, o iF Product Design e o Innovations International CES.
 
A MP250 tem 4 tweeters e um "woofer" passivo, posicionado bem no meio dos outros falantes. Óbvio que não vai sair o grave profundo de uma balada techno, mas com certeza dará para se ouvir desde Tiesto e Fatboy Slim até um Dezesseis Toneladas sem perder nenhuma nota. O seu funcionamento é fácil mas, sem ler o manual, você talvez fique girando o botão na sua extremidade direita ao invés de pressioná-lo para aumentar o volume. Mas se apertando o botão várias vezes o volume só aumenta, como faz para abaixar? Aí é só apertar este mesmo botão e mantê-lo pressionado que o som irá diminuir gradativamente.
 
Nos meus testes esse controle de volume só não funcionou direito uma vez, sendo preciso desplugar a caixinha e plugar de novo, mas... acho que foi o único inconveniente. De resto, é um produto bom e encontrado por um preço bem acessível. A sua distribuição não é das mais populares, então pode ser que você não encontre-o na lojinha da esquina da sua casa, mas a Edifier BR tem uma página no Facebook que pode ajudar, caso você se interesse em comprar uma dessas.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 28.09.2011 09:15 Fernando

    Muito boa a sugestão. Parabéns pela coluna.

  • 23.09.2011 18:12 Fejão

    Muito bom o texto, Gavroche!

  • 23.09.2011 12:07 Joao Carlos

    Gostei do texto. Queria ver uma foto do bicho.

  • 23.09.2011 11:15 Alaor

    Eu uso o tweakers. Excelente custo/tamanho/benefício!

Sobre o Colunista

Gavroche Fukuma
Gavroche Fukuma

Tecnologia / gafukuma@gmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351