Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Solon  Lago Jr.
Solon Lago Jr.

Consultor de informática há 33 anos e proprietário da iSolon / solon@isolon.com.br www.facebook.com/isolonn

MUNDO APPLE

Dicas para tirar boas fotos no iPhone

| 14.10.23 - 12:40 Dicas para tirar boas fotos no iPhone (foto: reprodução)

Tirar boas fotos com o iPhone é uma habilidade que pode ser aprimorada com algumas dicas e prática. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a capturar fotos de alta qualidade.

Limpe a lente
A lente da câmera pode ficar suja, o que afeta a qualidade da imagem. Certifique-se de limpá-la antes de tirar fotos. Use um pano de microfibra limpo e macio, como os usados para limpar óculos ou telas, para limpar a lente. Certifique-se de que o pano esteja limpo e livre de sujeira ou partículas que possam riscar a lente. Não use produtos químicos, como álcool ou limpadores de vidro, para limpar a lente. Esses produtos podem danificar o revestimento da lente ou a vedação do dispositivo.
 
Aproveite a luz natural
Tirar fotos usando luz natural e considerando a posição do sol é uma técnica importante para obter resultados incríveis. A qualidade da luz pode fazer uma grande diferença em suas fotos. Aqui estão algumas dicas sobre como usar a luz natural e a posição do sol para tirar fotos:
 
Hora Dourada: A “hora dourada” refere-se ao curto período logo após o nascer do sol e pouco antes do pôr do sol. Nesse momento, a luz do sol é suave, quente e difusa, criando sombras suaves e cores vibrantes. Essa é uma das melhores horas para tirar fotos ao ar livre.
 
Posição do Sol: A posição do sol em relação ao seu assunto é crucial. Evite que o sol fique diretamente atrás do objeto que você está fotografando, pois isso pode criar sombras e fazer com que o objeto fique subexposto. Em vez disso, posicione-se de modo que o sol esteja atrás de você ou ao lado, iluminando seu objeto de maneira uniforme.
 
Evite a Luz do Meio-Dia: A luz do meio-dia tende a ser muito intensa e direta, criando sombras duras e altos contrastes. É melhor evitar tirar fotos durante essa hora, se possível.
 
Céu Nublado: Dias nublados oferecem luz natural difusa e suave, tornando-os ideais para retratos e fotos macro. As nuvens atuam como um difusor natural, criando luz suave e sombras suaves.
 
Use o foco e o ajuste de exposição
O iPhone oferece uma maneira fácil e intuitiva de ajustar o foco e a exposição nas fotos diretamente no aplicativo da câmera. Aqui está como você pode fazê-lo:
 
Escolha seu Ponto de Foco: Toque na tela no local onde deseja que a câmera ajuste o foco. Você verá uma caixa ou um círculo aparecer nesse local para indicar onde o foco está definido.
 
Ajuste a Exposição: Após definir o foco tocando na tela, você pode ajustar a exposição deslizando o dedo para cima ou para baixo na tela. Deslizar para cima aumenta o brilho (exposição), enquanto deslizar para baixo diminui o brilho. Isso permite que você controle o equilíbrio entre as áreas claras e escuras da foto.
 
Bloqueie o Foco e a Exposição (Opcional): Se você quiser manter o foco e a exposição em um ponto específico, toque e segure na tela no local onde deseja que o foco e a exposição sejam bloqueados. Você verá um ícone de bloqueio (um pequeno sol) aparecer. Isso é útil quando você deseja manter as configurações mesmo ao mover a câmera para enquadrar a foto de maneira diferente.
 
Lembre-se de que ajustar o foco e a exposição é uma ferramenta poderosa para aprimorar suas fotos e garantir que o objeto principal esteja bem iluminado e em foco. Experimente essa técnica em diferentes situações de iluminação para aprimorar suas habilidades fotográficas.
 
Use o HDR (High Dynamic Range)
O HDR (High Dynamic Range) é uma técnica de fotografia que combina várias exposições (fotos) de uma cena para capturar uma gama mais ampla de detalhes nas áreas claras e escuras. Isso resulta em imagens com cores mais vibrantes, sombras mais suaves e realces mais detalhados. É especialmente útil em condições de iluminação desafiadoras.
 
Como Configurar o HDR no iPhone:
 
No iPhone, o HDR é uma configuração que você pode ativar ou desativar no aplicativo da câmera. Aqui está como configurá-lo:
 
Abra o Aplicativo da Câmera: Inicie o aplicativo da câmera tocando no ícone da câmera na tela inicial.
 
Ative o HDR: Na parte superior da tela, você verá um ícone “HDR”. Toque nele para ativar o HDR. Uma marca de seleção ou “HDR Auto” deve aparecer ao lado do ícone quando o HDR estiver ativado.
 
Use o HDR Auto (Recomendado): A maioria dos iPhones oferece uma opção chamada “HDR Auto”. Nesse modo, o iPhone decidirá automaticamente quando usar o HDR com base nas condições de iluminação. É a configuração recomendada para a maioria das situações.
 
Desative o HDR quando não for necessário: Se você perceber que o HDR está deixando a imagem com uma aparência estranha ou superprocessada em condições de iluminação ideais, é possível desativá-lo para obter resultados mais naturais.
 
Lembre-se de que as configurações específicas do HDR podem variar ligeiramente dependendo do modelo do seu iPhone e da versão do iOS. Geralmente, os iPhones modernos oferecem a opção de HDR Auto, o que facilita o uso dessa técnica na maioria das situações. Experimente o HDR em diferentes cenários para determinar quando ele funciona melhor para você.
 
Utilize o modo Retrato
Se você tem um iPhone com câmera dupla ou tripla, o modo Retrato pode criar fotos com um fundo desfocado, que é ótimo para retratos. Existem várias vantagens em usar o modo Retrato no iPhone:
 
Fundo Desfocado: O efeito de fundo desfocado no modo Retrato ajuda a destacar o assunto da foto, criando um plano de fundo suave e desfocado que faz o objeto se destacar.
 
Retratos Profissionais: O modo Retrato permite que você crie retratos com uma aparência mais profissional, sem a necessidade de equipamento fotográfico caro. As fotos resultantes têm uma sensação de profundidade e qualidade que se assemelham a câmeras DSLR.
 
Controle de Foco: O modo Retrato permite que você ajuste o foco após a captura da foto. Isso é útil se você quiser refocar a imagem em um objeto ou pessoa específica.
 
Iluminação de Retrato: Alguns modelos de iPhone oferecem opções de iluminação de retrato que permitem ajustar a iluminação do rosto do objeto para criar efeitos de iluminação dramáticos, como luz de estúdio.
 
Melhor Diferenciação do Fundo: Em retratos com muitos detalhes de fundo, o modo Retrato ajuda a diferenciar o assunto principal do plano de fundo, tornando a foto mais atraente.
 
Ideal para Retratos Humanos e Animais de Estimação: O modo Retrato é particularmente eficaz para retratos de pessoas e até mesmo animais de estimação, destacando rostos e olhos de maneira impressionante.
 
Lembre-se de que a eficácia do modo Retrato pode variar de acordo com o modelo do iPhone e as condições de iluminação. Em geral, o modo Retrato é uma ferramenta poderosa para melhorar suas fotos de retratos e criar imagens mais impactantes e profissionais.
 
Melhores suas fotos editando no aplicativo Fotos
Melhorar suas fotos usando o aplicativo Fotos do iPhone pode ser uma maneira rápida e eficaz de aprimorar a qualidade de suas imagens. Aqui estão algumas dicas para usar as ferramentas de edição no aplicativo Fotos do iOS:
 
Abrir a Foto para Edição:
Abra o aplicativo “Fotos” e selecione a imagem que deseja e toque em Editar
 
Ajustar a foto:
Toque no ícone Ajustar e você terá a opção de ajustar a exposição, luminosidade, altas-luzes, sombras, contraste, brilho, ponto preto, saturação, brilho da cor, calidez, tonalidade, nitidez, definição, redução de ruído e vinheta. Podendo para cada item personalizar o valor desejado através de uma barra rolante. Pode optar pela opção Auto que o iPhone escolherá a melhor composição para a foto, podendo também ajustar pela barra deslizante.
 
Cortar e Rodar:
Toque no ícone de corte (quadrado com uma tesoura) para cortar a imagem ou girá-la. Você pode endireitar fotos inclinadas ou ajustar a composição.
 
Filtros Rápidos de Cor:
O aplicativo “Fotos” oferece uma série de filtros pré-configurados que podem dar às suas fotos um novo visual. Toque no ícone de filtro (três círculos sobrepostos) na parte inferior da tela e deslize para a esquerda ou direita para escolher um filtro. Ajuste a intensidade do filtro tocando no filtro escolhido.
 
Marcação:
Pode criar marcações nas fotos usando o ícone de Marcação a ponta de um lápis na parte superior da tela. Poderá usar várias ferramentas mostradas na parte inferior como lápis, caneta, marca texto, borracha,régua e escolhendo a cor a ser utilizada. No ícone mais a direita pode adicionar adesivo, descrição, texto, assinatura e forma.
 
Retire Olhos Vermelhos:
Se a sua foto tiver olhos vermelhos devido ao flash, você pode usar a ferramenta “Olhos Vermelhos” a direita superior de Ajustar para corrigi-los. Toque no ícone de “Olhos Vermelhos” e selecione a área dos olhos vermelhos para correção.
 
Salvar Edições:
Quando estiver satisfeito com as edições, toque em “Concluído” no canto superior direito da tela de edição para salvar as alterações.
 
Reverter para o Original:
Sempre que você faz edições, o aplicativo Fotos mantém o original. Se você não gostar das edições, pode reverter para a imagem original tocando em “Reverter” no canto superior direito da tela de edição.
 
Lembre-se de que a edição de fotos é uma questão de gosto pessoal, e a maneira como você edita suas fotos pode variar de acordo com o estilo que você deseja alcançar. Experimente diferentes ajustes para obter o resultado desejado.
 
Utilize preferencialmente o zoom ótico
O zoom ótico no iPhone é uma característica valiosa para a fotografia, uma vez que difere do zoom digital e oferece vantagens significativas. O zoom ótico é realizado por meio da movimentação física das lentes da câmera, o que resulta em imagens de alta qualidade. Aqui estão algumas razões para utilizar o zoom ótico no iPhone:
 
Qualidade da Imagem: O zoom ótico mantém a qualidade da imagem, pois não envolve a perda de detalhes da imagem. Isso significa que suas fotos ainda serão nítidas e claras ao usar o zoom ótico.
 
Aproximação Real: O zoom ótico permite que você se aproxime fisicamente do objeto que está fotografando. Isso é útil para capturar detalhes, paisagens distantes ou objetos que não estão ao alcance.
 
Fotografia de Natureza e Vida Selvagem: Para fotografar animais selvagens ou cenas de natureza a distância, o zoom ótico é uma ferramenta importante para aproximar os objetos sem perturbá-los.
 
Fotografia de Eventos Esportivos: O zoom ótico é útil para capturar a ação em eventos esportivos onde você pode estar distante do campo ou da quadra.
 
Controle Criativo: Ao usar o zoom ótico, você pode explorar ângulos e composições criativas sem sacrificar a qualidade da imagem.
 
Fotografia de Paisagens Distantes: Para capturar paisagens distantes, como montanhas ou horizontes, o zoom ótico ajuda a aproximar esses elementos e torná-los mais proeminentes na foto.
 
Redução de Ruído: O zoom ótico permite que você fotografe objetos à distância sem a necessidade de ampliar digitalmente, o que pode introduzir ruído na imagem.
 
É importante notar que nem todos os modelos de iPhone possuem zoom ótico. Geralmente, o zoom ótico está disponível em modelos mais avançados que possuem lentes de câmera múltiplas, como as câmeras com lente telefoto. Sempre verifique as especificações da câmera do seu iPhone para determinar se ele possui zoom ótico e como usá-lo para obter os melhores resultados em suas fotos.
 
Utilize botão volume para cima para tirar foto
Sim, você pode usar o botão de volume para cima em seu iPhone para tirar fotos. Essa é uma maneira conveniente de tirar fotos, especialmente se você quiser estabilizar o telefone com mais firmeza, pois os botões de volume geralmente oferecem uma superfície maior para pressionar do que o botão do obturador na tela.
 
Aqui está como usar o botão de volume para cima para tirar fotos:
Abra o aplicativo da câmera no seu iPhone.
Enquadre a cena que deseja fotografar.
Em vez de tocar no botão de obturador na tela, pressione o botão de volume para cima no lado do seu iPhone. Isso tirará a foto.
Lembre-se de que usar o botão de volume para cima para tirar fotos é uma maneira eficaz de capturar imagens, mas certifique-se de não cobrir a lente da câmera com os dedos ao pressionar o botão de volume. Isso pode afetar a qualidade da foto. Além disso, esteja ciente de que, em algumas situações, como no modo retrato, o botão de volume pode ser configurado para ajustar o zoom ou realizar outras funções, então esteja ciente das configurações da sua câmera ao utilizá-lo.
 
Pratique
A prática leva à melhoria. Tire muitas fotos e experimente diferentes configurações e técnicas para aprimorar suas habilidades de fotografia.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Solon  Lago Jr.
Solon Lago Jr.

Consultor de informática há 33 anos e proprietário da iSolon / solon@isolon.com.br www.facebook.com/isolonn

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351