Pela 5ª vez o mais influente da web em Goiás. Confira nossos prêmios.

Sobre o Colunista

Luciola  Correa
Luciola Correa

Jornalista, graduada pela UFG, atua como assessora de imprensa há quase uma década nos segmentos de Arquitetura, Decoração e Educação luciola@lunecomunicacao.com.br / luciolacorrea@aredacao.com.br

Design & Décor

Sente, fique à vontade!

A transformação do indispensável sofá | 21.03.14 - 19:07

Goiânia - Qual peça de mobiliário que não pode faltar em uma sala de estar, sala de TV ou living? Se você pensou no sofá, acertou. Mas o que você sabe sobre esse mobiliário? Para começar, o sofá deriva da palavra árabe suffa, que quer dizer esteira, móvel estofado.

A peça, antes de se tornar esse item indispensável nos nossos lares e ambientes corporativos, foi o trono dos reis árabes, serviu aos nobres da Antiguidade Clássica e se transformou definitivamente na França do século XVIII. 
 
 Sofá romano triclinum

A transformação definitiva desse mobiliário contou com a participação de arquitetos e designer de produtos. Foram eles que realizaram o desejo de mulheres à frente de seu tempo como: a marquesa de Montespan, amante do rei francês Luís XIV, mais conhecido como Rei Sol e a marquesa de Pompadour, amante do rei francês Luís XV.

Ambas concretizaram suas aspirações por espaços realmente funcionais, com móveis exclusivos, confortáveis e ao mesmo tempo elegantes, contribuindo para a evolução da peça e para a história do design. As primeiras criações apresentaram-se se nas versões: bergère, cabriolet e duchesse brisée (composta de peças não fixas: uma chaise longue, um banco e uma poltrona com encosto baixo). O sofá foi a grande estrela da fase conhecida como século do conforto. 
          
                                                                
O sofá sobreviveu a todas as revoluções modernas e dos palácios ganhou espaço nas casas de todas as pessoas. Com a Revolução Industrial foi aperfeiçoado. Tornou-se item indispensável na maioria dos lares dos quatro cantos do mundo.

Não é exagero dizer que hoje é a principal peça de mobiliário dos ambientes de convivência. Sim, é uma peça que retrata a evolução do homem em busca do conforto e do bem-estar. E por todas as transformações que o sofá viveu e presenciou, podemos dizer, sem medo de errar, que ele é a peça de mobiliário mais expressiva e significativa do design mundial, concorda?


Sofá Paola, do designer Sérgio Mendes, disponível na Época Móveis
 





Sofá Millôr, do designer Fernando Mendes, disponível na Armazém da Decoração



Sofá Polo, inspirado no esporte de mesmo nome, é assinado pelos pelos designers Ana Revello Vazquez e Renato Solio. A peça pode ser encontrada na Saccaro Móveis

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 22.03.2014 04:34 Leonardo

    SENTE-SE!

Sobre o Colunista

Luciola  Correa
Luciola Correa

Jornalista, graduada pela UFG, atua como assessora de imprensa há quase uma década nos segmentos de Arquitetura, Decoração e Educação luciola@lunecomunicacao.com.br / luciolacorrea@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351
Ver todas