Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Gavroche Fukuma
Gavroche Fukuma

Tecnologia / gafukuma@gmail.com

Tecnologia e consumo

De olho no futuro

Como a internet mudou as relações de consumo | 08.07.11 - 15:36

Fiquei assistindo repetidas vezes o vídeo que a Fiat fez para o lançamento do seu novo carro, o Mio, durante o Festival de Cannes. Ainda vai levar certo tempo até vermos um destes carrinhos pelas ruas, mas já me fez brilhar os olhos a possibilidade de um dia andar numa coisinha que parece um Romiseta, mas que traz na sua alma a tecnologia de “De Volta Para o Futuro” – Episódio 2, no futuro, é claro.

Caso ainda não tenha visto, acho que antes de seguir a leitura desse artigo, talvez fosse legal você parar por alguns minutos e ver. http://www.youtube.com/watch?v=JoWbUR4b9io

Talvez seja otimismo meu achar que em 2015 (data em que Marty McFly chega ao futuro) já teremos rodovias com condução passiva, sem que o motorista precise fazer absolutamente nada. A própria Fiat dá a ideia de que ainda vai levar muito tempo até isso acontecer, e conta isso quando mostra um Fiat Idea de 2011 e um dos personagens do vídeo fala com certo ar de saudosismo que o seu pai teve um desses.

 

Mas o que me chamou a atenção mesmo não foi nenhum dos recursos incríveis que eles criaram para o novo carro. O mais legal dessa história é como a Fiat conduziu seu processo de elaboração do novo produto. Em um hot site, a montadora de automóveis convidou os consumidores a darem sugestões sobre como deveria ser um carro ideal. Que recursos esses consumidores gostariam de ter nos seus carros?

Ao todo foram mais de 2 milhões de visitas ao site, cerca de 32 mil comentários postados, 10.666 ideias enviadas e 17 mil usuários cadastrados.

Nas entrelinhas, o que nós vemos com este pequeno vídeo é a total inversão de valores, trazida pela internet, na relação de consumo. Até bem pouco tempo a indústria produzia e nós consumidores simplesmente comprávamos, sem muitas oportunidades de questionar qualidade, segurança, sustentabilidade ou adequação às nossas necessidades.

 

Isso acontecia principalmente porque a opinião de um consumidor insatisfeito poderia chegar a alguns poucos amigos, perdendo força na sua divulgação à medida que estes interlocutores repassavam a mensagem. Hoje, com as redes sociais, blogs e sites que dão espaço para o consumidor reclamar e protestar, a insatisfação de uma pessoa pode ganhar eco em pouquíssimo tempo. Sem dúvida, o boca a boca digital é muito mais eficiente do que aquele dos meus tempos de menino.

 

Assim, não me admira que a Fiat tenha se interessado tanto em saber a opinião de motoristas e descobrir o que deveria ser embutido no seu “veículo perfeito”. A LG fez algo semelhante por meio da sua página do Facebook. Pediu para que os usuários postassem ali suas ideias sobre produtos que eles gostariam de ver inventados pela gigante coreana dos eletrônicos, sem se preocupar se ele seria possível ou não de ser feito.

 

Esses são apenas alguns exemplos de como a indústria passou a se preocupar em ouvir o seu cliente ao invés de apenas empurrar, goela abaixo, aquilo que ela “acha” que nós precisamos.

Pensando nisso, qual seria o eletrônico que você gostaria que fosse inventado? Eu gostaria de um celular que tivesse uma tela bem grande, mas que ao mesmo tempo fosse maleável e fino como uma folha plástica e pudesse caber no bolso sem fazer volume nem incomodar. Quer deixar sua sugestão? Quem sabe a gente reúne tudo e manda pra alguma grande empresa.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 16.07.2011 22:02 Rubão nata online

    É verdade, em 2009 tive a oportunidade de escolher vários acessórios pelo site de uma industria automobilistica achei muito bom isso, e não tenho duvida que será cada vez mais interativo esse contato industria cliente....parabéns garoto.

  • 11.07.2011 11:42 Beto

    Grande Gavroche! Adorei o texto! Espero que não só as montadoras, mas toda industria ouça seus consumidores antes de lançar seus produtos! Great job!

Sobre o Colunista

Gavroche Fukuma
Gavroche Fukuma

Tecnologia / gafukuma@gmail.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351