Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Eleições 2014

Na Faeg, Marconi propõe investir em pesquisa e segurança no campo

Candidato tucano participou de sabatina | 25.09.14 - 18:50 Na Faeg, Marconi propõe investir em pesquisa e segurança no campo (Foto: Larissa Melo/Faeg)

A Redação

Goiânia - Candidato à reeleição, o governador Marconi Perillo (PSDB) abriu nesta quinta-feira (25/9) a série de encontros e a receber da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) a pauta de reivindicações dos ruralistas goianos. Entre as principais propostas do tucano destacaram-se os investimentos em segurança rural e investimentos em pesquisa e abastecimento.

Marconi aproveitou a oportunidade para relembrar outras diversas vezes em que esteve na Faeg para discutir demandas similares. Em 1998 e 2002 como candidato ao governo de Goiás; em 2006 como candidato ao Senado e novamente em 2010 quando foi realizado debate com os candidatos ao governo do Estado. “Foi aqui nesta casa que consegui, em parceria dos Sindicatos Rurais, elaborar um diagnóstico das estradas, por exemplo. Em seguida, criamos o Rodovida”, afirmou.
 
Segurança
O governador falou ainda sobre a nomeação de Leonardo Vilela à frente da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), como forma de estabelecer um diálogo entre o governo e produtores. “Criei, neste ano o Vapt Vupt Ambiental, por exemplo. Tudo isso, para aumentar a celeridade dos processos”, pontuou. Sobre a questão de segurança pública no campo, também abordada no documento, Marconi disse que entrega agora 2.200 viaturas e, de forma genérica, disse que muitas delas irão atuar em patrulhamento rural.
 
Marconi aproveitou os 15 minutos de discurso para falar sobre o status de Zona Livre da Afotosa com Vacinação, conquistado por Goiás. “Hoje, exportamos carne para o mundo todo por causa deste status. Muitos criticaram em meu governo o gasto de muita verba com publicidade, mas em um caso como este é de extrema importância. Se apenas um boi tivesse sido detectado com aftosa, as portas do mercado externo estariam fechadas para a gente. Foi por isso que várias vezes publicamos avisos aos produtores em todos os veículos, para que não deixassem de vacinar o rebanho”, completou.
 
Perillo citou também a importância dos novos veículos adquiridos pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). E finalizou reforçando a ampliação da estrutura das Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa). “Se for eleito, vou ampliar ainda galpões na Ceasa”, disse. Por fim, falou que vai dar foco à pesquisa.

Reivindicações
O presidente da Faeg, Leonardo Ribeiro, entregou ao tucano o documento O que esperamos do próximo governador na manhã desta quinta-feira (25/9). O evento tinha como objetivo apresentar as principais demandas do setor aos candidatos ao governo de Goiás. Entre os pontos destacados: responsabilidade social, infraestrutura e logística, pesquisa assistência técnica e extensão rural, meio ambiente e recursos hídricos, política agrícola, segurança alimentar e segurança rural.
 
Leonardo Ribeiro recebeu candidatos nesta quinta-feira e falou sobre a necessidade de alavancar alguns setores da agropecuária, assim como a necessidade de investimento em logística, pesquisa e assistência técnica. “Sabemos que alguns segmentos já tiveram grandes saltos em tecnologia, por exemplo, mas sabemos também que ainda temos muito a crescer. Infelizmente grande parte dos nossos produtores ainda ganha pouco e nós queremos ajuda para dar este salto a quem mais precisa”, completou. (Com informações da Faeg)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351