Pela 5ª vez o mais influente da web em Goiás. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Dia 10 de setembro

Innovar Construtora realiza circuito de palestras sobre o BIM

Plataforma otimiza construção civil | 06.09.13 - 21:49
A Redação

Goiânia - 
A Innovar Construtora realiza, no próximo dia 10 de setembro, a partir das 19h, no auditório do Sinduscon, palestra sobre o BIM (Building Information Modeling), plataforma digital que integra todos projetos de uma obra e constrói virtualmente todas as suas etapas. O assunto será tema de mais uma rodada do Circuito de Palestras B&B Business, projeto da Innovar, que promove discussões sobre urbanismo e construção.
 
As palestras têm como público-alvo empresários, arquitetos e engenheiros. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia pelo telefone 4006-2605 ou pelo e-mail lais@innovarconstrutora.com.br.
 
A engenheira civil, doutora na área de automação e professora da  Unicamp, Regina Ruschel, abrirá a rodada de palestras. O engenheiro da Innovar Construtora, Romeu da Silva Neiva Neto, que é mestrando na Unicamp, falará da experiência da implantação do BIM na obra do B&B Business. Para encerrar, a Innovar traz o maior especialista em BIM da América Latina, Alexander Justi.
 
A plataforma
Bastante disseminado no mundo, o BIM está chegando, aos poucos, no Centro-Oeste.
Após dois anos de estudos, a construtora irá executar, pela primeira vez em Goiás, uma obra  totalmente a partir do  BIM - o empreendimento corporativo B&B Business - em Aparecida de Goiânia.

A implantação do BIM cria o projeto arquitetônico por meio de uma plataforma digital. O método oferece parâmetros para a construção física, agilizando os processos. “É como se nós construíssemos primeiro o prédio dentro do computador e, depois, o transformássemos em uma realidade. Conseguimos, por exemplo, antecipar etapas que, anteriormente, eram necessariamente sequências e, com o BIM, podem ser desenvolvidas simultaneamente, identificando interferências antes do início das obras.” explica Romeu Neto.

Há dois anos, Romeu Neto desenvolve um projeto de mestrado na Unicamp, nesse segmento, e, além do título, ele traz para Goiânia sua implantação para as obras da Innovar Construtora.  “Ao implantar o BIM, mudamos toda a forma de pensar um projeto e colocamos para trabalhar, juntas, as áreas de arquitetura e engenharia que, antes, andavam quase separadas.”

No BIM, os projetos saem da realidade 2D e 3D e recebem as realidades 4D e 5D, que incluem visualmente as dimensões de tempo e custo da construção. Isso significa que todas as disciplinas de engenharia, como elétrica e hidráulica, por exemplo, caminharão juntas. Um item modificado no projeto altera todo o plano inicial. O engenheiro explica que isso eleva o patamar de qualidade e extingue várias etapas de retrabalho. “Problemas da ordem de tubulações que se desencontram, por exemplo, devem ser eliminados, porque o planejamento digitalizado vai dizer exatamente onde fios, canos, paredes e vigas devem passar com exatidão”.

A tecnologia BIM é um processo integrado que amplia, consideravelmente, a compreensão do empreendimento e viabiliza a visibilidade dos resultados. Em se tratando de imagem, olhar para um projeto executado, nesse método, o leitor consegue enxergar todas as etapas da obra, como alvenaria, estrutura, acabamento em um nível de detalhamento indispensável para a construção da obra. Essa visibilidade permite que todos os membros da equipe do empreendimento permaneçam coordenados, melhorem a precisão e diminuam o desperdício. “A implantação do BIM viabilizará tomadas de decisões administrativas mais assertivas, antecipando etapas do projeto e criando um ambiente mais integrado entre todos as pessoas que participam do seu desenvolvimento,” explica Romeu Neto.

O B&B será o primeiro empreendimento da Innovar a receber o projeto totalmente feito sob a tecnologia BIM. “O que temos em Goiás, hoje, é uma série de empresas que utilizam o método construtivo, parcialmente, focando na produção de documentação (plantas, corte e fachadas). A Innovar é a primeira a modernizar todo seu planejamento adotando os novos processos e ferramentas. Uma vez adotado, não dá para voltar atrás. Na verdade, o BIM é o futuro da construção civil”. Para realizar a implantação, a construtora está investindo cerca de R$ 250 mil em capacitação e equipamentos.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351