Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Ademar Moura

O novo mercado imobiliário e suas perspectivas

| 23.01.21 - 14:40
O mercado imobiliário é um dos segmentos mais sensíveis aos impactos da economia, sejam eles positivos ou negativos. Os últimos 10 anos foram uma montanha-russa, com diferentes cenários e aspectos quando o assunto era comprar e vender imóveis. Viemos de um carnaval em 2012, onde um boom imobiliário aconteceu no Brasil e o mercado estava totalmente aquecido. Na sequência, resiliência e flexibilidade eram as palavras de ordem para incorporadoras e imobiliárias, quando crises econômicas e políticas interferiram fortemente no bom andamento dos negócios.  
 
Uma retomada à vista em 2018, onde o mercado aqueceu, novos terrenos foram comprados, lançamentos feitos, os investidores se voltaram novamente para o segmento imobiliário e incorporadoras ampliaram resultados. A crescente foi interrompida pela pandemia, e uma preocupação em se adaptar ao novo cenário instalado era grande. Focando no consumidor e no seu contexto atual, as empresas mudaram o rumo dos negócios com o objetivo de seguirem fortes e sólidas. A largada foi difícil, com tarefas árduas para o marketing e comercial que estavam à frente das estratégias de vendas.  
 
Manter o controle, estar antenado, ser rápido nas adaptações e entender o novo comportamento do consumidor são pontos necessários e fundamentais para a geração de bons resultados no momento atual. E sim, é possível e é realidade para o cenário imobiliário. As ferramentas digitais se tornam cada vez mais importantes. Tours virtuais pelas localizações, visitas virtuais aos decorados, vídeos cada vez mais encantadores, realidade aumentada, tudo isso na palma da mão dos clientes, para que a experiência de compra seja a mais agradável possível e o mais importante, segura para a saúde de todos. Quem não estava no meio digital, agora está, e essa é a grande oportunidade da vez para mantermos o mercado imobiliário aquecido. 
 
Os resultados em atendimentos e vendas surpreenderam de forma geral. Flexibilização de condições, redução de taxa de juros, carência para começar a pagar, essas foram algumas das estratégias para mostrar ao consumidor as oportunidades de negócio mesmo em um momento tão instável. Uma ressignificação do morar mantém a vontade de comprar um apartamento, de encontrar um lugar maior ou menor, de encontrar um espaço que abrace, de fato, as necessidades da família. 
 
É a partir daí que o mercado imobiliário, ou as empresas que estão antenadas e atentas a todas essas novas tendências, se adaptou rapidamente ao novo comportamento do consumidor e tem extraído bons resultados nos negócios. Não existe uma fórmula mágica e o cenário é de constante mutação. Manter o foco no consumidor e entender que valores sobre moradia mudaram e continuarão mudando são pontos essenciais para o desenvolvimento de estratégias funcionais. O cenário é de inúmeras oportunidades e de perspectivas mais que positivas. 
 
*Ademar Moura é gerente de marketing e comercial da EBM Desenvolvimento Imobiliário 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351