O Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) autorizou o casal Michelle Almeida Generozo, 33, e Thaíse Cristiane de Abreu Prudente, 28, a se submeterem às técnicas de reprodução assistida.
A decisão é inédita no Estado. O pedido foi protocolado na entidade dia 8 de junho. O sémen foi adquirido pelas companheiras por meio de um banco de espermatozoides e o procedimento foi realizado nesta sexta-feira (29/6), no Hospital das Clínicas.
Michelle e Thaíse ganham no Cremego direito de reprodução assistida (foto: Arquivo pessoal)
O resultado que confirmará a gravidez será divulgado em 13 de julho e tem as mesmas chances de uma inseminação artificial tradicional, que são de 30%. No entanto, elas já pensam até na segunda gestação, quando Michelle já poderá ser a doadora do óvulo para que Thaíse geste o feto, conforme autorizou o Cremego.
Novidade
O jornalista goianiense Wender Helmer edita em Brasília a revista Glad. Com formato de bolso e tiragem impressa mensal de 5 mil exemplares, além da versão digital, a Glad Magazine fornece assinaturas gratuitas com cadastro por meio do site gladmagazine.com.br. A publicação também conta com a colaboração do jornalista Allan Costa, de Santa Helena de Goiás, atualmente morando em São Paulo, responsável pela editoria de turismo.
Cinema
O brasiliense Cine Mix abriu uma filial em Goiânia. Definido como cinema para adulto, o local tem duas salas de vídeo. O funcionamento começa às 11 horas e se estende até as 22 horas. O Cine Mix fica na Rua 8, no Centro, ao lado do Yes Bar.
Legal
A advogada Chyntia Barcellos, presidente da Comissão de Direito Homoafetivo da Seção de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil, promete para setembro lançamento de nova edição da cartilha ABC do Direito Homoafetivo.
Soliedariedade
Fernando Carvalho e Patrick Costa já planejam a próxima edição do The Pub Solidário. O evento deve acontecer no início de outubro e arrecadará brinquedos para serem doados no dia das crianças.
DF
Com o objetivo de promover mudanças políticas, sociais e econômicas na capital federal, diversos grupos militantes de Brasília promovem neste domingo (1/7), o #OcupaParqueDF. A manifestação tem início às 10 horas, no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. Na pauta de reivindicações, estão as ações de revitalização do Parque da Cidade, conduzidas de forma arbitrária pelo poder público, que têm atingido diretamente LGBTs que frequentam o local e propiciar um ambiente de socialização com heterossexuais. Para saber mais sobre o movimento, acesse a página oficial no Facebook: http://www.facebook.com/OcupaParqueDf.
TO
Grupo de direito homoafetivo tocantinense realiza no domingo (1/7), a 9ª edição da Parada da Diversidade de Palmas, que tem concentração a partir das 15h no Parque Cesamar e conta com uma expectativa de público de 10 mil pessoas. A manifestação vai passar pela Praça do Bosque, onde os participantes farão um beijaço público de protesto, e termina na Avenida Palmas Brasil. Na edição deste ano, a concentração vai contar com um Sarau da Diversidade onde serão realizadas apresentações culturais e artísticas com o objetivo de envolver os participantes em atividades durante o tempo em que estão chegando ao evento. A eleição da Miss Parada da Diversidade escolherá a drag queen melhor produzida. O evento tem ainda a eleição do tocantinense que receberá o troféu Pequi Podre, que faz alusão à personalidade homofóbica do ano. Além disso, serão homenageadas no evento as Mãe da Diversidade, que é aquela que tenha se destacado na defesa do filho.
Homofobia
Por determinação da presidente Dilma Roussef, a Secretaria dos Direitos Humanos antecipou o lançamento da segunda edição do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Previsto inicialmente para ser lançado em dezembro, o Palácio do Planalto resolveu lançá-lo em agosto. A ministra Maria do Rosário deve apresentar a parte inicial do projeto no início de julho. O primeiro Plano LGBT foi lançado em 2009, no governo do presidente Lula, quando a Secretaria de Direitos Humanos era comandada por Paulo Vannuchi. O projeto era uma continuidade do Programa Brasil Sem Homofobia, implantado em 2004.
Violência
Levantamento realizado pela Secretaria de Direitos Humanos revela que foram registrados ao menos 278 assassinatos relacionados à homofobia em 2011. Também foi constatada a ocorrência de 6.809 denúncias de violações aos direitos humanos de homossexuais durante o ano passado. Parte do levantamento, ainda inédito, foi antecipada na quinta-feira, 28, Dia Internacional da Cidadania LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), pela ministra Maria do Rosário.
É a primeira vez que um órgão do governo federal divulga oficialmente números ligados à violação dos direitos dos homossexuais, identificados a partir de denúncias feitas aos serviços Disque Direitos Humanos (Disque 100), Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), de dados do Ministério da Saúde e por meio de notícias publicadas pela imprensa.
O levantamento aponta que, na maioria dos casos de agressão (61,9%), o autor é alguém próximo à vítima, Cerca de 34% das vítimas pertencem ao gênero masculino; 34,5% ao gênero feminino, 10,6% travestis, 2,1% transexuais e 18,9% não informado. Foram identificadas ao menos 1.713 vítimas e 2.275 suspeitos.
Pink money
A segunda edição da Expo Business LGBT Mercosul, feira de negócios focada em produtos e serviços para público de alta escolaridade e grande poder aquisitivo, acontecerá em São Paulo nos dias 10 e 11 de agosto, no Centro Fecomércio de Eventos.
Negócios
De acordo com pesquisa da InSearch, consultoria que estuda hábitos de compra de consumidores, homossexuais gastam 30% mais em bens de consumo do que heterossexuais. As despesas com lazer e cosméticos são 43% e 64% maiores.
Gabriela
Na primeira versão de Gabriela, em 1975, por causa da vigilância pesada em nome “da moral e bons costumes” na época da ditadura militar, Miss Pirangi foi retirado da trama da Rede Globo. Pelas mãos de Walcyr Carrasco, o personagem originado na obra de Jorge Amado está de volta interpretado pelo ator Gero Camilo, o mesmo que se casou com o personagem de Rodrigo Santoro em Carandiru.
Aspas
"Um novo holocausto a gente já vive. E a bancada evangélica é culpada por isso por impedir que a PLC122 seja aprovada na Câmara. Enquanto isso um cidadão LGBT é morto a cada 24 horas. Todo meu respeito aos mortos e aos sobreviventes dos Campos de Concentração. O mundo não merece isso de novo." Francisco Hurtz
Arroba
@dehalcantara
Quer dizer que já existe a cura gay? E a cura pra ignorância ainda não? Ah, então vocês estão muito lentos.
facebook.com/eulerdefrancabelem
A brutalidade dos homens: irmãos gêmeos foram agredidos. Eles estavam abraçados e possivelmente foram confundidos com homossexuais. Quer dizer que se pode agredir e matar alguém só porque é homossexual?
E-mail: joaocamargoneto@aredacao.com.br
Facebook: /joaocamargoneto
Twitter: /joaocamargoneto