O primeiro casamento entre duas mulheres, autorizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás nesta semana, é do mesmo casal que, em junho, obteve autorização do Conselho Regional de Medicina a se submeter às técnicas de reprodução assistida. Michelle Almeida Generozo, 33 anos, e Thaíse Cristiane de Abreu Prudente, de 28, obtiveram decisão favorável do juiz Sival Guerra Pires, da 3ª Vara de Família e Sucessões de Goiânia, que determinou que o Cartório de 2º Registro Civil e Tabelionato de Notas da comarca realize o casamento das duas.
Elas, que já possuem contrato de união estável, têm até 90 dias para realizar a cerimônia. Michelle e Thaíse escolheram o mês de janeiro, pois, assim, terão mais tempo para cuidarem da recepção, provavelmente em salão de festas de Goiânia. Elas deram entrada no pedido no cartório Antônio do Prado, em Campinas, com opção por comunhão universal de bens. O procedimento dispensa advogado e as custas e taxas ficaram em torno de R$ 300. Elas planejam inclusive o casamento religioso, que será ministrado por um celebrante espírita. Michelle, que agregará o sobrenome da parceira, já decidiu que não vai usar vestido de noiva com véu e grinalda. Já Thaise, ligada à tradição, não abre mão da vestimenta. Elas convidarão três casais gays e três lésbicos para apadrinharem a união.
Revista
A advogada Chyntia Barcellos, presidente da Comissão de Direito Homoafetivo da Seção de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil, é a nova colunista da revista Momento Inesquecível, primeira publicação nacional sobre casamentos gays. Ela é publicada pela Editora 3R Studio, que é especialista no tema e também responsável pela Inesquecível Casamento, e aborda em seu conteúdo tudo o que envolve as cerimônias homossexuais. Dicas de serviço para organizar casamento, que vão desde a decoração até a fotografia, fazem parte da pauta.
DST
Com o objetivo de prevenir as doenças sexualmente transmissíveis junto à população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, a Coordenação de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde confeccionou 40 mil kits para serem distribuídos durante as paradas do orgulho gay que estão sendo realizadas nos municípios goianos. É a primeira vez que o Estado desenvolve material direcionado ao público. Os kits contam com folder educativo de bolso, camisinhas e pulseiras coloridas indicando se o indivíduo tem relação estável, aberta ou se está livre.
Pesquisa
O Instituto QualiBest divulgou estudo comparativo entre os hábitos de consumo e o estilo de vida dos brasileiros homossexuais e heterossexuais. A pesquisa, que marca o lançamento do painel QPainel Homossexuais, aponta que apenas 12% dos homossexuais se declaram “casados”, contra 33% dos heterossexuais. Mas uma grande diferença, segundo o estudo, está entre os homens e as mulheres homossexuais, pois 20% dos “casados” são do sexo feminino, diante de apenas 7% dos entrevistados do sexo masculino.
Turismo
Com uma grande maioria de solteiros (88%), os homossexuais têm hábitos de vida que incluem maior interesse por viagens. Entre eles, 49% declararam ter viajado a passeio pelo Brasil três ou mais vezes, nos últimos dois anos, e 27% disseram ter ido ao exterior com a mesma frequência. Com relação aos heterossexuais, essas taxas caem para 44% e 22%, respectivamente.
Fé
A religião é outro ponto que apontou muita diferença na pesquisa, pois apenas 55% dos homossexuais em geral disseram ter religião, contra 70% de heterossexuais de ambos os sexos.
Consumo
Quanto aos hábitos de consumo, o estudo do QualiBest revela que uma grande parcela dos homossexuais (62%) não possui automóvel, percentual que cai para 55% entre os heterossexuais. Mas uma grande curiosidade é que, apesar da maioria não possuir carro, os homossexuais compram mais aparelhos GPS (32%) – equipamento que tem presença entre apenas 29% dos respondentes heterossexuais. Quando o assunto envolve produtos e serviços de tecnologia, os homossexuais saem à frente. Com relação ao acesso à internet, 60% deles têm conexão wireless e 31% possuem modem de banda larga 3G – percentuais que ficam em 57% e 27%, respectivamente, entre os heterossexuais.
High Tech
Os smartphones também têm mais presença na vida dos homossexuais, alcançando 47% dos entrevistados. Questionados sobre este item, apenas 40% dos heterossexuais dizem ter aparelhos inteligentes. Em casa, mais homossexuais (52%) têm TVs de LCD ou Plasma, taxas que caem para 49% entre os demais participantes da pesquisa. Quanto aos equipamentos de informática, os homossexuais também têm mais tablets (15%), notebooks (69%) e webcams (76%). Entre os demais internautas, tais produtos estão presentes no dia a dia de 11% (tablets), 64% (notebooks) e 72% (webcams) dos entrevistados.
Aspas
"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo. De fato, sempre foi assim que o mundo mudou." Margaret Mead, antropóloga
Twitter
"Biografia revela que Tchaikovsky era gay e não se suicidou."
Facebook
/Chyntia.Barcellos
"Direito à felicidade se espalha pelo país afora. É motivo de satisfação ver a transformação do direito e das pessoas."
João Camargo Neto
joaoncamargoneto@gmail.com