Relatório sobre Violência Homofóbica no Brasil, elaborado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, aponta Goiás como o 9º Estado no ranking nacional onde mais acontecem assassinatos contra homossexuais. Os números são baseados em denúncias feitas pela população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros e de casos noticiados pela mídia. No ano passado, 12 homicídios contra homossexuais em Goiás foram divulgados nos meios de comunicação.
Lésbicas e bissexuais
A Secretaria de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial do Estado promove de sexta-feira, 24, a domingo, 26, a primeira edição do Seminário de Lésbicas e Mulheres Bissexuais de Goiás. O evento terá abertura na Assembleia Legislativa de Goiás e, nos demais dias, será realizado no Centro de Referência Estadual da Igualdade. Os participantes conferirão debates e mesas redondas sobre preconceito, saúde, violência e história.
Anápolis
A sétima Parada do Orgulho LGBT de Anápolis acontecerá em 26 de agosto. A concentração será a partir do meio-dia, na Praça da Câmara Municipal. “Homofobia é Crime – Direitos Iguais – Anápolis é de Todos” é o tema deste ano. A manifestação contará com quatro trios elétricos comandados pelos DJs Érica Lins, Karlos, Weber e Cláudio G.
Concurso
Lucas Reverte representará Goiás no concurso Mister Brasil Diversidade. O modelo de 22 anos tem 1,81 m, 86 kg e promete trazer o título para o Estado. A etapa nacional da disputa está prevista para acontecer nos dias 9 e 10 de setembro.
Noite
A tradicional festa da boate The Pub, Love Parade, agitará Goiânia na semana da parada gay. Entre 5 e 9 de setembro, o club trará atrações nacionais e internacionais de sucesso. A cantora brasileira Natalia Damini, que consagrou o hit Call Me Bitch, é uma delas. A Love Parade ainda contará com a presença do DJ italiano Phil Romano, um dos mais respeitados da cena da música eletrônica no mundo.
Trabalho
Pesquisa realizada pela Trabalhando.com Brasil indica que ainda existe preconceito na hora de contratar um homossexual. Dos 400 entrevistados heterossexuais e homossexuais, 54% acreditam que o preconceito existe, apesar de não ser assumido; 22% afirmam que a discriminação depende do tipo de área da vaga desejada e apenas 3% pensam que esse problema não existe mais. Participaram, anonimamente, representantes de 30 empresas de médio e grande portes.
Esporte
A goleira da seleção brasileira de handebol, Mayssa Raquel, se destacou nos Jogos Olímpicos pela garra. Fora das quadras, ela também demonstrou esta qualidade ao assumir sua bissexualidade. A tranquilidade em relação à orientação sexual a tornou centro das atenções das ONGs LGBT da Europa, onde mora há seis anos. Mayssa foi convidada para ser madrinha de um torneio de homossexuais e aceitou o pedido.
Lei
Projeto de lei que pretendia pôr fim às cirurgias transexualizadoras foi arquivado na Câmara dos Deputados. Sob a autoria do deputado federal Miguel Martini (PHS-MG), que pretendia impedir a realização de cirurgias de readequação sexual pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o projeto estava em tramitação ao longo de três aos e passou por diversas comissões até chegar à mesa diretora da Câmara, onde foi decretado o arquivamento.
Protesto
A ONG LGBT All Out está com uma petição aberta que pretende pôr fim às práticas de terapia e cura da homossexualidade pelo mundo. A entidade quer impedir as ações fraudulentas do grupo DesertStream, que realiza sessões de “cura” pelo mundo. Até o momento, o abaixo-assinado conta com cerca de 34 mil assinaturas. A meta é alcançar 50 mil. Depois disso, a petição será encaminhada aos ministros de Saúde do mundo todo, exigindo o fim das práticas.
Economia
As despesas do turismo homossexual no Brasil crescerão 34% este ano, quase quatro vezes a média mundial. A informação veio de fontes do setor durante a abertura da feira de negócios "Expo Business LGBT Mercosul 2012", em São Paulo. Segundo o relatório da empresa de consultoria InSearch, o comércio de produtos e serviços para o público homossexual no Brasil movimenta anualmente R$ 150 bilhões.
Política
As eleições 2012 terão a campanha “mais gay” da história, com 110 candidatos ligados ao movimento LGBT. É o que aponta o levantamento feito pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.
Aspas
"A união estável já é um fato. Mais dia menos dia, virá o casamento. Ainda bem. Não resisto a uma festa." Walcyr Carrasco, jornalista, escritor e autor de novelas
Arroba
@astridfontenell A Russia tá foda: proibida Parada Gay por 100 anos!!! 100!! Que medo é esse Puttin??
facebook.com/renata.simipassini sou a favor do amor, não importa a forma desde que seja verdadeiro.
E-mail: joaocamargoneto@aredacao.com.br
Facebook: /joaocamargoneto
Twitter: /joaocamargoneto