Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Joias do Centro

Reitoria Nossa Senhora das Graças: patrimônio no estilo neogótico em Goiânia

Igreja completou 78 anos | 01.10.21 - 15:14
Reitoria Nossa Senhora das Graças: patrimônio no estilo neogótico em Goiânia Foto: Letícia Coqueiro

Carolina Pessoni
 
Goiânia
– Quem passa pela Rua 4, no Centro de Goiânia, talvez até nem perceba, mas ali, na esquina com a Rua 30, está uma das igrejas mais antigas da Capital: a Reitoria Nossa Senhora das Graças. Localizada ao lado do Centro de Convenções, que ocupa quase o quarteirão inteiro, a igreja parece ainda mais pequenininha por estar tão próxima à estrutura do centro de eventos.
 
Também conhecida como Capela de Nossa Senhora das Graças, a igreja foi construída em 1943, em estilo neogótico, durante o governo de Pedro Ludovico Teixeira.  Em 1988 passou por uma restauração feita pelo Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) e uma nova obra de restauração e adequação foi feita em 2006.
 

(Foto: Letícia Coqueiro)

De acordo com publicação da construtora responsável pelo último restauro, a preocupação foi preservar a originalidade arquitetônica da construção.  Foram feitos reparos na estrutura do prédio, recuperação do telhado, além da eliminação de infiltrações, recuperação das instalações elétricas e de sonorização, instalação de aparelho de ar-condicionado e pintura geral. Já os trabalhos de restauração abrangeram a pintura artística, altares, imagens sacras, vitrais e o sino.
 
O Decreto-lei nº 4.943, de 31 de agosto de 1998, tombou a Capela como patrimônio por sua importância arquitetônica, histórica e cultural para a cidade. Testemunha do Batismo Cultural de Goiânia, a igreja se manteve intacta mesmo com a construção do Centro de Convenções de Goiânia. Várias personalidades ilustres já estiveram na Reitoria, entre elas Getúlio Vargas, Juscelino Kubitscheck e o poeta chileno Pablo Neruda. Foi também testemunha dos últimos dias de Padre Pelágio Sauter.
 
“Energia surreal”
A advogada Jozineide Marques se casou na Reitoria em agosto de 2011, mas conta que seu carinho com a igreja começou ainda na infância. Ela diz que sempre foi encantada pela arquitetura, que se destacava das casas e prédios comerciais da região. "Sempre que ia ao Centro de Convenções ficava olhando pra ela. Sempre me encantava. É incrível ver aquela igrejinha branquinha, linda, no meio de uma cidade super movimentada, no coração de Goiânia. Eu olhava para ela e pensava 'se um dia eu casar, quero que seja aqui'", diz.
 
Ela lembra que quase não conseguiu realizar esse desejo, porque quando definiu a data do casamento, já não havia mais vaga para a capela. "Foi o primeiro lugar que liguei e fiquei triste porque, mesmo com quase nove meses de antecedência, minha data já estava preenchida. Cheguei a olhar outras igrejas, mas todas muito grandes, não atendiam à minha necessidade. Uma semana depois do meu primeiro contato, a secretária da Reitoria me ligou, informando que a noiva daquela data tinha desistido e agora eu poderia marcar. Não pensei duas vezes. Fiz o pagamento no mesmo dia, levei os documentos e marquei a data", rememora.
 

Jozineide realizou o sonho de se casar na Reitoria (Foto: Arquivo Pessoal)

Jozineide conta ainda que pela estrutura, arquitetura e decoração da Reitoria, não precisou fazer um grande investimento para sua cerimônia de casamento. "Há dez anos ela já tinha tecnologia para transmitir a cerimônia ao vivo. Ela é linda por dentro, perfeita! Sem falar que é a igreja de Nossa Senhora das Graças, nada como ter o casamento abençoado por ela."
 
Seu carinho pela Reitoria é tão grande, que Jozineide convenceu sua comadre a também se casar lá. "Ela nem queria casar na igreja, dizia que estava com o orçamento apertado e iria fazer tudo no espaço de festas. Então eu mostrei meu álbum de casamento, falei pra ela ir lá, conhecer a igreja, assistir uma missa lá. É surreal a energia ali. Falei pra ela 'Você precisa conhecer a igreja', e deu certo. Ela realmente vai se casar lá", comemora. 
 
A advogada se emociona ao contar do sentimento que tem pela Reitoria. "Ela é realmente um lugar especial. Desde o dia que eu entrei na igreja pela primeira vez e todas as vezes que eu piso lá eu me arrepio toda, eu sinto a presença do Espírito Santo ali, eu choro, eu fico emocionada. É uma sensação inexplicável." Jozineide diz que ainda tem mais um desejo a realizar na capela. "Vou realizar o sonho de ver as minhas duas filhas casarem lá, eu tenho fé nisso."





A coluna Joias do Centro tem o apoio da Sim Engenharia
*Visite os decorados do Katedral Sky Rooftop na Rua 20, quadra 44, lote 10-12-14, Setor Central

 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351