Carolina Pessoni
Goiânia - Inaugurado em 2003, o Mercado Aberto é um dos maiores complexos de comércio popular de Goiânia. Localizado na Avenida Paranaíba, o centro comercial já foi um dos espaços mais disputados do comércio informal da capital, com diversos tipos de produto.
A ideia do Mercado Aberto surgiu a partir do Programa de Revitalização do Centro de Goiânia. Amparado pelo Plano Diretor, o objetivo deste programa era realizar mudanças para resgatar a história da capital.
Nesse contexto, uma das ações foi a retirada dos vendedores ambulantes que ocupavam a Avenida Goiás. Para alocar esses trabalhadores em outro lugar, foi elaborado o projeto do Mercado Aberto da cidade. As obras começaram em julho de 2003 e o espaço foi entregue à população em outubro do mesmo ano.
A área escolhida para abrigar o projeto é formada pelas ilhas da Avenida Paranaíba, entre as Ruas 68 e 74, espaço localizado à direita e à esquerda da Avenida Goiás, sendo um denominado de Canteiro 1 (entre a Rua 74 e Avenida Goiás) e o outro de Canteiro 2 (entre a Avenida Goiás e a Rua 68). As áreas são de 4.593,69 m² e 4.591,34 m² respectivamente, totalizando 9.185,03 m² de área, divididos em seis áreas (A, B, C, D, E e F).
(Foto: Letícia Coqueiro)
Para a implantação do Mercado Aberto, foi feito o replantio de 40 mudas de árvores de diversas espécies entre as Ruas 68 e 74. O objetivo era proporcionar uma nova arborização, compatível com as características do ambiente urbano, compondo o projeto paisagístico da Avenida Paranaíba.
Hoje, o local tem 170 bancas, mas já chegou a ter mais de 1,4 mil. Nos corredores, os principais produtos encontrados são artigos de confecção e acessórios, principalmente femininos.
A supervisora do Mercado Aberto, Vânia Maria Alves, conta que é uma grande responsabilidade administrar um centro de compras tão importante. "Às vezes precisamos contornar situações conflituosas, além de organizar o espaço para os novos feirantes de acordo com as bancas e com o produtor a ser comercializado para não prejudicar o feirante já fixado", ressalta.
Gestora do local há sete anos, Vânia deseja que o espaço seja melhorado e que apresenta ideias de inovação para o lugar. "Sempre ouço as demandas dos feirantes. Depois de algum tempo trabalhando com eles, acabei me envolvendo", conta.
Um dos primeiros comerciantes do Mercado Aberto, Valdir Luiz tem banca no local desde 2003. Trabalhando no ramo de confecção, seus produtos são roupas infantis. "O Mercado Aberto é um local muito importante tanto para nós, pequenos comerciantes, como para a cidade", diz.
Valdir Luiz tem banca de roupas no Mercado Aberto há 18 anos (Foto: Letícia Coqueiro)
Para ele, o localização do centro de compras é muito boa, por ser um ponto de referência importante do centro da cidade. "Apesar da crise econômica que refletiu em nossas vendas, de modo geral é muito bom trabalhar aqui. Trabalhar no mercado é o desafio de transformar uma oportunidade em resultado positivo como feirantes e empreendedores", diz.
O Mercado Aberto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 14h. Em alguns dias da semana, além do comércio, são realizados outros eventos que vão desde feiras específicas até exposições de animais e veículos.
A coluna Joias do Centro tem o apoio da Sim Engenharia
*Visite os decorados do Katedral Sky Rooftop na Rua 20, quadra 44, lote 10-12-14, Setor Central