Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Joias do Centro

Culinária afetiva cativa quem passa pelo Restaurante Popular

Funcionamento em Goiânia completa 46 anos | 07.01.22 - 17:13
Culinária afetiva cativa quem passa pelo Restaurante Popular Foto: Letícia CoqueiroCarolina Pessoni
 
Goiânia
- Se em 1976 alguém dissesse à Dona Lourdes que o restaurante dela seria uma das referências de Goiânia, provavelmente ela não acreditaria. Fundado em meio às casas da Rua 72, no Centro, o Restaurante Popular é um dos mais tradicionais da Capital há 46 anos.
 
A ideia de abrir o restaurante surgiu quase como um acaso na vida de Lourdes Salomão, seu nome de batismo. Em 1970 ela se casou e se mudou para Goiânia, onde passou a viver no fundo da casa dos sogros, na Rua 72. Após ficar cerca de seis meses sem receber salário como professora da rede estadual, viu nas marmitas uma saída para complementar sua renda.
 
"Naquela época a gente passava muito tempo sem receber e eu sempre fui conhecida na família por cozinhar bem. Isso foi o que me incentivou a fazer as marmitas para vender na região e, graças a Deus, deu muito certo", relembra Dona Lourdes.
 
Das marmitas para o restaurante não demorou muito. A casa em frente à residência dos sogros foi alugada e, ali, surgiu o Restaurante Popular. Já nessa época as refeições eram servidas na mesma modalidade atual: buffet e o chamado comercial, em que as opções do dia são levadas à mesa do cliente.
 
"Essa ideia de servir assim surgiu logo no começo. O cliente chegava e eu perguntava qual carne ele iria escolher e já separava. Foi uma opção financeira mesmo, pra não sair tão caro pra gente nem para o cliente", explica.


Dona Lourdes sempre no comando do Restaurante Popular (Foto: Letícia Coqueiro)
 
A partir de então, o trabalho no restaurante foi o que sustentou Dona Lourdes e as duas filhas, principalmente após a morte precoce do marido. O endereço nunca mudou e se consolidou como um dos melhores restaurantes de culinária goiana da Capital, recebendo artistas, políticos e até mesmo chefs de cozinha renomados.
 
O imóvel, que pertencia a um antigo cliente, só foi adquirido por Dona Lourdes em 2010, após muita negociação com os proprietários. “O começo foi muito difícil, a gente passou por muita coisa que você nem imagina. Se eu contar toda história para um carroceiro, até o cavalo chora”, brinca.
 
Nas paredes, fotos da família, de personalidades que já frequentaram o restaurante, destaques sobre o local na imprensa e um retrato da proprietária ainda jovem, quando iniciou sua jornada em meio às panelas e temperos. Atualmente, com 80 anos, Dona Lourdes já não está mais à frente do fogão, mas continua no restaurante todos os dias nas funções administrativas e financeiras, além do gerenciamento da casa. “Enquanto eu estiver respirando, estarei aqui”, garante.
 
“Somos uma família”
O Restaurante Popular conta com cerca de 20 funcionários, entre cozinheiros, garçons e atendentes. Dona Lourdes comanda tudo, mas diz que não se sente como “patroa” de ninguém. “Aqui considero todos como meus colegas de trabalho. Se o restaurante é o que é, é graças à dedicação de cada um deles”, ressalta.


(Foto: Letícia Coqueiro)
 
Alguns funcionários trabalham no restaurante desde o seu início e continuam no apoio à proprietária até hoje. “Tem gente que trabalha aqui há mais ou menos 40 anos. Tem um outro que teve um derrame, já se aposentou, mas trabalha aqui com a gente e eu faço questão, já que não é fácil encontrar emprego em outro lugar. Somos uma equipe muito unida.”
 
Mais que pessoas que dividem o mesmo ambiente de trabalho, Dona Lourdes afirma que o grupo forma uma verdadeira família. “Aqui é assim: quando precisa brigar, a gente briga, quando faz uma coisa bem feita, a gente elogia. Quando um precisa de ajuda, a gente se mobiliza. Eu mesma já emprestei cheque, ajudei na construção da casa dos meus funcionários. Somos uma família, passo mais tempo com eles do que na minha casa”, diz. 
 
Referência
Ponto tradicional de gastronomia do Centro, o Restaurante Popular tem como marca o sabor afetivo, que remete àquela comida feita pela vovó. Para Dona Lourdes, isso é resultado de bons produtos e do cuidado nas preparações. “Aqui usamos alho mesmo, nada de tempero pronto. É tudo feito no dia e com muito carinho para nossos clientes”, destaca.

No cardápio, desde a tradicional galinhada goiana, arroz, feijão (de caldo e tropeiro), bife, costela, além de verduras diversas refogadas e muitas opções de salada. Entre os clientes, as unanimidades são a batata frita em rodelas sequinhas e o disco de carne, recheado com queijo.


(Foto: Letícia Coqueiro)
 
Além do almoço, os doces são grandes estrelas do restaurante. Entre as opções, doce de leite, ameixa de queijo em calda, doce de banana, figo e o mais famoso de todos: a ambrosia. “Essa receita eu aprendi com uma tia do meu marido. É a mesma receita até hoje. Chegamos a fazer com 100 litros de leite por receita, duas vezes por semana. Tem gente que vem de longe pra experimentar. Até o empresário do Roberto Carlos, quando está em Goiânia, vem aqui pra levar uma pra ele”, diz.
 
Para Dona Lourdes, ser uma referência no Centro de Goiânia é motivo de muito orgulho. “Eu me considero uma pessoa muito abençoada. Por causa do restaurante eu conheci muita gente boa, o que me abriu muitas portas. Hoje eu sou uma pessoa realizada. Eu era só uma cozinheira, mas fui me aperfeiçoando e agora sou reconhecida pelo meu trabalho. No começo não foi fácil, mas eu gosto sempre de olhar para frente. Sempre há de vir dias melhores”, finaliza.  
 
Restaurante Popular
Endereço: Rua 72, Quadra 128 524 - St. Central
Telefone: (62) 3554-6150
Funcionamento: Segunda à sábado, das 11h às 14h30
Valores: buffet - R$ 35 por pessoa | comercial - R$ 50 por pessoa




A coluna Joias do Centro tem o apoio da Sim Engenharia
*Visite os decorados do Katedral Sky Rooftop na Rua 20, quadra 44, lote 10-12-14, Setor Central

 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351