Carolina Pessoni
Goiânia - Na esquina da Rua 15 com a Rua 19, bem no coração de Goiânia, está localizada a unidade Centro do Serviço Social do Comércio - Sesc. Além de biblioteca e atividades como aulas de música e atendimentos ao público, é nesse prédio que está situado o Teatro Sesc.
Inaugurado em junho de 2014, o Teatro Sesc Centro é um teatro multiconfiguracional, o que permite a liberdade de montagem e criação para todos os produtos culturais. "Sua capacidade pode variar de 120 a 184 lugares, com configurações que podem ser: semi arena, arena e palco italiano", conforme explica o diretor do Sesc Goiás, Leopoldo Veiga Jardim.
Em quase 8 anos se atuação, o teatro já recebeu mais de 2600 produtos culturais, sendo a maioria de Goiânia e do Estado de Goiás. "Isso faz com que ele cumpra o seu papel de ser um equipamento cultural disposto para o fomento da cultura e economia criativa do nosso Estado", afirma Leopoldo.
Leopoldo Veiga Jardim destaca que o Teatro Sesc Centro fomenta a economia criativa em Goiânia (Foto: Ascom Sesc Senac Goiás)
O diretor do Sesc Goiás destaca ainda que somente o Projeto Claque fomentou 600 produtos culturais, todos eles realizados no Teatro Sesc Centro. O Projeto Claque tem como finalidade a seleção e contratação de profissionais goianos da arte e da cultura que estão sendo prejudicados pela crise financeira decorrente da pandemia da covid-19.
"Todas essas ações trazem movimentação para o Centro de Goiânia. São atrações culturais diversas, sempre com preços acessíveis e para todo tipo de público. O Teatro Sesc Centro recebe desde peças infantis até shows de MPB e apresentações da Orquestra Sinfônica Jovem De Goiás", comenta Leopoldo.
Com piso de madeira e iluminação especial, o Teatro se torna um lugar aconchegante. Leopoldo afirma que ainda em 2022, a unidade Centro passará por obras de reforma e adaptação e se tornará uma unidade própria para cultura, com salas de projeção, galeria de arte e outras atividades. Os serviços de saúde, atualmente realizados no mesmo edifício, vão para o prédio ao lado. "Essa é uma visão do presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, de valorizar e exaltar a cultura para a população, sempre oferecendo atrações de qualidade, e de baixo custo para o público."