Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Via foi projetada na década de 1930 | 22.04.22 - 11:19
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia Coqueiro
Foto: Letícia CoqueiroCarolina Pessoni
Goiânia - Uma das três principais vias que compõem o traçado original do centro de Goiânia, a Avenida Tocantins é também parte da história da Capital. Repleta de construções que remontam ao início da nova cidade, a via concentra hoje um centro comercial com importantes edifícios da região.
A origem da Avenida Tocantins é a própria história da construção de Goiânia: um modelo representativo do processo de urbanização do Brasil no início século XX, quando surgiu uma rede de cidades novas, amparada pelas políticas sanitaristas. "A estrutura urbana se baseia em dois eixos perpendiculares entre si: Norte-Sul, Avenida Goiás, e o Leste-Oeste, Avenida Anhanguera; recortados pelos eixos inclinados - Avenidas Tocantins e Araguaia - que convergem para a Praça Cívica", explica o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Goiás, Allyson Cabral.
Avenida Tocantins (Foto: Foto Berto)
Assim como a Avenida Goiás, a Tocantins foi projetada pelo arquiteto e urbanista Attilio Corrêa Lima na década de 1930. O traçado urbano original de Goiânia destaca essa nova centralidade política e administrativa, concentrada na Praça Cívica, e recorre à configuração em torno de eixos e raios, ao cruzamento em rótulas e à massa vegetativa para a marcação no território.
"As perspectivas geradas pelo sistema viário destacam edifícios e espaços urbanos nos seus pontos focais estratégicos: a Avenida Goiás liga a Praça Cívica à Estação Ferroviária; a Avenida Araguaia, ao Parque Botafogo; e, a Avenida Tocantins, ao antigo Aeródromo, hoje, Praça do Avião. A Avenida Paranaíba, por sua vez, liga o Parque Botafogo ao Aeródromo", explica Allyson.
Além da priorização dada ao sistema viário, o traçado urbano contemplou os aspectos naturais da paisagem, como topografia, recursos hídricos, maciços de vegetação pré-existentes, e distribuiu a ocupação da cidade em zonas de uso semelhantes. "A poligonal formada pelas avenidas Goiás, Tocantins, Araguaia e Paranaíba delimita a Zona Comercial, em que se preserva grande parte o parcelamento inicial das quadras. Uma subzona da Comercial é a Zona de Lazer, justamente a confluência e o entorno das Avenidas Anhanguera, Tocantins e Rua 23, onde se destacam o Teatro Goiânia e o Jóquei Clube", sublina o superintendente do Iphan-GO.
Superintendente do Iphan-GO, Allyson Cabral (Foto: Iphan-GO)
Palco dos desfiles cívicos de 7 de Setembro e "morada" de edifícios importantes como o Teatro Goiânia, IBGE e Correios, o nome da avenida foi escolhido com base em um dos rios mais importantes do Estado, conforme explica Allyson Cabral. "O plano urbano de Attilio Corrêa Lima baseia-se no tripé tráfego, recursos naturais existentes e zoneamento. Assim, eixos e parques receberam nomes de rios e córregos da região eleita para a nova capital. Além da Avenida Tocantins, destaca-se a Avenida Araguaia e os Parques Botafogo e Buritis."
Um dos eixos principais do Centro, a Tocantins tem importância fundamental para o desenvolvimento da região. Nesta via buscou-se mostrar a intencionalidade moderna de Goiânia em oposição a uma arquitetura tradicional. "Após o primeiro momento de construção dos edifícios administrativos na Praça Cívica, mais sóbrios e funcionais, o refinamento estilístico foi buscado no Teatro Goiânia, localizado na Avenida Tocantins, inaugurado em julho de 1942", reforça o superitendente do Iphan-GO.
Teatro Goiânia é uma das marcas de modernidade da nova Capital na Avenida Tocantins (Foto: Letícia Coqueiro)
Allyson Cabral explica ainda que a Avenida Tocantins mantém sua vocação comercial e é um dos principais eixos de mobilidade urbana. A via passou por um processo de esvaziamento semelhante ao ocorrido nas demais áreas da zona central, com a migração de atividades para shopping centers e para as novas centralidades constituídas nos bairros que surgiram após aquele primeiro momento de ocupação urbana.
"Há grande potencial na Avenida Tocantins, já que ela é bem abastecida de serviços e infraestrutura. Frente a esse esvaziamento, é importante que sejam adotadas políticas públicas que estimulem sua ocupação, especialmente para uso misto - comercial e residencial", encerra.