Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Joias do Centro

Transformações da Avenida Paranaíba ajudam a contar história de Goiânia

Via faz parte do traçado original do Centro | 08.07.22 - 12:00
Transformações da Avenida Paranaíba ajudam a contar história de Goiânia Foto: Letícia CoqueiroCarolina Pessoni
 
Goiânia
- No Centro de Goiânia, além das avenidas Goiás, Araguaia, Tocantins e Anhanguera, outra se destaca. Larga e com calçadas amplas, a Avenida Paranaíba faz parte do traçado original da capital, sendo a barra do lendário "manto da santa".
 
O projeto do arquiteto e urbanista Attilio Corrêa Lima, desenvolvido na década de 1930, previa a cidade focada em um ponto central, sendo a Praça Cívica o elemento irradiador do traçado. Assim, as perspectivas geradas pelo sistema viário destacam espaços urbanos nos seus pontos focais estratégicos: a Avenida Goiás liga a Praça Cívica à Estação Ferroviária; a Avenida Araguaia, ao Parque Botafogo; e a Avenida Tocantins, ao antigo Aeródromo (hoje, Praça do Avião). A Avenida Paranaíba, por sua vez, liga o Parque Botafogo ao Aeródromo.
 
A assessora de relações institucionais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO), Maria Ester de Souza, explica que a Paranaíba foi desenhada para dividir a cidade em regiões Sul e Norte. "Ela foi planejada com essa intencionalidade. A região Sul, acima da Paranaíba, era a mais rica, sofisticada, elegante. Concentrava o centro comercial bancário, onde estão os prédios importantes, a Praça Cívica. Já a região Norte foi destinada a ter o comércio pesado, galpões, depósitos, o chamado Bairro Popular."
 
Atualmente, a Paranaíba liga a Praça Botafogo até a Avenida Anhanguera, no setor Oeste, sendo o marco delimitador das regiões. "Ela tem esse peso por ser um limite, no sentido de abraçar uma região mais nobre, fazer esse perímetro", afirma.
 

Arquivo da vista aérea da Avenida Paranaíba (Foto: Reprodução/Internet)

A arquiteta e urbanista destaca que outra característica importante da Paranaíba é o fato de ser desenhada em curva. "Isso a torna ainda mais especial. Na arquitetura, esse traçado dá mais vitalidade e movimento. Era esse o propósito do projeto, moderno para a época em que foi implantado", ressalta Maria Ester.
 
A largura da avenida é uma das marcas mais significativas da Paranaíba. No projeto original, Attilio Corrêa Lima previu um boulevard no canteiro central, com alamedas arborizadas, espaços verdes, com a proposta de ser uma grande praça, um local de passeio da população.
 
"Atualmente o canteiro central abriga um centro comercial, principalmente desde sua revitalização e implantação do Mercado Aberto, há cerca de 20 anos. Isso não é uma coisa ruim, é um estímulo e aproveitamento do espaço", destaca Maria Ester.
 
Para a arquiteta e urbanista, a Avenida Paranaíba pode, ainda hoje, ser considerada uma das principais vias da cidade e, especialmente, da região central. "Ela tem uma relevância indiscutível, até mesmo por conta do trânsito, por sua largura, porque ela foi pensada para os carros. A Paranaíba faz um anel no centro, dá acesso ao centro esportivo (Centro de Excelência e Estádio Olímpico), ao Parque Mutirama, à Praça Botafogo, cruza com as principais vias da região. É um marco de Goiânia."


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Joias do Centro .
Joias do Centro .

/ atendimento@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351